O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Reims Arquitectura
  6. 2015
  7. Casa do Lago Palermo / Reims Arquitectura

Casa do Lago Palermo / Reims Arquitectura

Casa do Lago Palermo / Reims Arquitectura
Casa do Lago Palermo / Reims Arquitectura, © Ricardo Janet
© Ricardo Janet

© Ricardo Janet © Ricardo Janet © Ricardo Janet © Ricardo Janet + 19

  • Equipe de Projeto

    Eduardo Reims, Jorge Reims.
  • Construção

    Reims Arquitectura
  • Colaboradores

    Andrea Leiva, Héctor Soto, Daniel Segovia, Carlo Hernández, Andrea Maldonado.
  • Área do Terreno

    1934 m²
  • Mais informações Menos informações
© Ricardo Janet
© Ricardo Janet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Lago Palermo é uma residência no campo que inclui os ideais de uma família cuja aspiração maior é viver fora dos limites urbanos e dentro de um ambiente natural, remoto e tranquilo.

© Ricardo Janet
© Ricardo Janet

Apesar de seu isolamento palpável devido à sua localização fora do tecido urbano, o propósito deste projeto é completamente o oposto, pois esta é uma casa projetada para incentivar as atividades culturais desfrutadas pela família, atividades que envolvam suas paixões de atividades equestres, esportes de água, enologia e sobretudo da vida no campo. 

Planta - Térreo
Planta - Térreo

O partido é determinado pelas áreas frontais que exploram estes propósitos, onde o sul e o oeste, que alinham com o lago e o campo de polo respectivamente, definem os contornos da casa, seus jardins e, principalmente, o fio condutor que abriga todas as possíveis áreas públicas de lazer ao ar livre em um percurso linear a partir do acesso principal à propriedade, ao longo do lago e que termina nas áreas sociais do terraço, coroando com o campo de pólo.

© Ricardo Janet
© Ricardo Janet

A estratégia de projeto levou a um eixo público linear e contínuo de onde a casa emerge, e o ponto central ao longo da jornada se tornou a localização ótima para o espaço mais importante e o coração desta casa - a grande parede. O objetivo desta é concentrar sob o mesmo espaço de pé-direito duplo, todas as atividades possíveis envolvendo as dinâmicas sociais e familiares. Além de ser um elemento introdutório para o interior da casa, um limitador do programa privado e público em dois níveis, esta grande parede é o espaço que permite a entrada de luz e ventilação natural, refrescando todos os ambientes da casa. Durante os meses frios, estas grandes aberturas orientadas ao sul permitem a entrada de luz natural para as áreas mais privadas da casa.

Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Primeiro Pavimento

Adjacente e em torno da parede no térreo, espaços complementares são compostos, como a cozinha gourmet, adega, sala de jantar, sala de jogos, terraço, e sala da memória da família.

© Ricardo Janet
© Ricardo Janet

Comunicado com a grande parede, num mezanino semi privado a sala da família pode ser encontrada, um espaço contínuo e aberto que se adapta às necessidades diárias e as dinâmicas temporárias familiares. Esta área reúne as duas partes privadas do programa localizadas em extremidades opostas, os dormitórios das crianças e o do casal. A direção de cada uma destas áreas foi determinada baseada nas vistas preferidas de acordo com os usuários, orientando os quartos das crianças para o lago por sua paixão pelos esportes aquáticos e o quarto do casal voltado para o campo de pólo.

© Ricardo Janet
© Ricardo Janet

Com ambas extremidades em balanço para destacar sua hierarquia, a volumetria é definida por uma massa de concreto armado que, que além evidenciar estrutura, atua como uma tela para a composição dos materiais. Dentre eles, pedras de Queretaro, madeira reciclada proveniente de antigos trilhos de trem do entorno, acabamentos nacionais de madeira tratada e detalhes em estruturas metálicas.

© Ricardo Janet
© Ricardo Janet

O objetivo por trás da aparência externa desta casa é proporcionar um ambiente relacionado ao campo atemporal, que apesar de contemporânea, é aberto para a intervenção do tempo e pátina, que envelhecerão os materiais com sobriedade e elegância.

© Ricardo Janet
© Ricardo Janet

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa do Lago Palermo / Reims Arquitectura" [Palermo Lake House / Reims Arquitectura] 09 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804883/casa-do-lago-palermo-reims-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.