O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Noruega
  5. MDH Arkitekter
  6. 2016
  7. Torres de Madeira Moholt / MDH Arkitekter

Torres de Madeira Moholt / MDH Arkitekter

  • 17:00 - 7 Fevereiro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Torres de Madeira Moholt / MDH Arkitekter
Torres de Madeira Moholt / MDH Arkitekter, © Ivan Brodey
© Ivan Brodey

© Studentsamskipnaden og MDH arkitekter  © Tomas Bekkavik © Studentsamskipnaden og MDH arkitekter  © Studentsamskipnaden og MDH arkitekter  + 23

© Tomas Bekkavik
© Tomas Bekkavik

Descrição enviada pela equipe de projeto. As torres são uma parte de um plano diretor que densifica uma vila estudantil existente em Trondheim, Noruega. O projeto utiliza o local de um antigo estacionamento para criar um novo coração para a vila estudantil com unidades habitacionais, jardim de infância, mercearia e atividades esportivas. Todos os edifícios são planejados em madeira laminada transversal (CLT).

© Studentsamskipnaden og MDH arkitekter
© Studentsamskipnaden og MDH arkitekter

CLT- construção

Na proposta original para o concurso, as torres foram projetadas utilizando métodos de construção convencionais; Uma estrutura de aço e concreto com um revestimento de tijolos. Este último, escolhido a fim de harmonizar com moradia estudantil existente feita com fachadas de tijolo vermelho. Para atender aos ambiciosos objetivos de energia e clima do projeto, a equipe pesquisou a possibilidade de transformar a estruturas em madeira laminada (CLT). As torres, com seus espaçamentos relativamente curtos e volumes em forma de Y, eram, de muitas maneiras, estaticamente ótimas para a construção em CLT.

© Studentsamskipnaden og MDH arkitekter
© Studentsamskipnaden og MDH arkitekter

As cinco torres são edifícios altos de 9 pavimentos com uma altura de 28 metros. Os níveis do subsolo e piso térreo foram feitos em concreto armado in-situ. Do primeiro ao 9º pavimento, toda a estrutura é composta por elementos pré-fabricados CLT. Eixos de elevador e escadas também são construídos em CLT. As paredes internas e externas são estruturais.

Planta
Planta

A abordagem da construção com CLT era aproveitar a superfície acabada dos elementos e expor o máximo possível do sistema, desenvolvendo um conceito de detalhamento robusto e honesto. As juntas dos elementos estruturais são reveladas como parte da estética do interior.

© Studentsamskipnaden og MDH arkitekter
© Studentsamskipnaden og MDH arkitekter

Foi realizado um teste de incêndio em escala completa para estabelecer uma melhor base de informação para dimensionamento de incêndio e capacidade de aspersão. Placas de gesso e isolamentos são utilizados em algumas das coberturas e paredes para obter estruturas em conformidade com os regulamentos contra incêndio e som. Algumas das paredes estruturais, por exemplo, no interior das escadas, são pintadas com verniz para proteção contra o fogo que permite a exposição da superfície de madeira.

Corte
Corte

Fachada

Como as estruturas de madeira usuais, as estruturas de madeira CLT têm as características de encolhimento na direção tangencial e radial. O sistema de revestimento de fachadas das torres é concebido para conferir uma característica que pode absorver o encolhimento dos elementos do pavimento sem criar tensões no revestimento. As fachadas são revestidas com painéis de madeira de pinho tratados com Kebony, um produto sustentável, ambientalmente processado com um líquido de base orgânica. O revestimento Kebony no piso térreo é tratado com verniz anti-incêndio, enquanto o resto da fachada Kebony é deixada sem tratamento.

© Studentsamskipnaden og MDH arkitekter
© Studentsamskipnaden og MDH arkitekter

O projeto é construído com padrões de energia passiva da casa. A utilização da CLT reduziu a produção de CO2 em materiais de construção em 57% em comparação com os métodos tradicionais de construção. As estruturas são aquecidas e refrigeradas com energia geotérmica.

O projeto foi nomeado para o Prêmio Mies van der Rohe 2017.

© Ivan Brodey
© Ivan Brodey

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
MDH Arkitekter
Escritório
Cita: "Torres de Madeira Moholt / MDH Arkitekter" [Moholt Timber Towers / MDH Arkitekter] 07 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804813/torres-de-madeira-moholt-mdh-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.