O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Outros Edifícios
  4. Chile
  5. República Portátil
  6. Cafeteria do Hall / República Portátil

Cafeteria do Hall / República Portátil

Cafeteria do Hall / República Portátil
Cafeteria do Hall / República Portátil, © Gino Zavala
© Gino Zavala

© Gino Zavala © Gino Zavala © Gino Zavala © Gino Zavala + 30

  • Arquitetos

  • Localização

    Concepción, Bío Bío, Chile
  • Projeto e Construção

    República Portátil
  • Área

    120.0 m²
  • Fotografias

  • Colaboradores

    Camilo Aravena, María Francisca Aruta, Gerardo Neira, German Aravena, Carlos Martín Quinteros , María Teresa Castro, Melissa Moscoso, Betzabé Morales, Mirko Smith, Ismael Sandoval, Valentina Leiva, Diego Gajardo, Heriberto Vera, Mariana Rodríguez, Gabriel burgos, Oscar Rivera y Francisco Marín.
  • Registro de terreno

    Franco Van der Mollen
  • Materiais

    Pino Radiata MSD, terminación en base a OSMO Polix-Oil incoloro y OSMO Wood Protector.
  • Mais informações Menos informações
© Gino Zavala
© Gino Zavala

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola de Arquitetura da Universidade de Biobío, localizada em Concepción, foi fundada em 1969. Esta escola é uma comunidade de aproximadamente 500 pessoas e sua infraestrutura conta com ateliês com espaço central de reuniões em pé-direito duplo conhecido como o Hall do Pilar. Este espaço é testemunho de assembleias, festas, exposições e desde sempre tem sido o coração desta escola. No ano de 2006, o edifício foi remodelado e a cafeteria perdeu seu caráter, convertida em um espaço ambíguo que acabou por desaparecer em 2015, deixando um lugar desocupado que esvaziou o coração da escola de suas atividades.

© Gino Zavala
© Gino Zavala

No início de 2016 se fez urgente a formulação do espaço que era a cafeteria. Para isso foi realizada uma aliança de trabalho entre a Escola de Arquitetura, os funcionários da Universidade de BioBío (Afunab) e os estudantes. Este esforço conjunto revitalizou um espaço sem programa, aliado à proposta dos arquitetos de devolver à escola aquele lugar de encontro e discussão vital dentro de um contexto de produção criativa.

© Gino Zavala
© Gino Zavala

A proposta busca gerar um elemento de contenção para o espaço da cafeteria que contém as atividades que ocorrem no Hall del Pilar. Este novo elemento separa sem isolar, respeitando a relação entre ambos os recintos. Com dois vãos, os acessos são distribuídos e ordenam os percursos que mantinham o hall como um espaço de circulação, devolvendo a neutralidade de um lugar que congrega os docentes e estudantes da Escola de Arquitetura.

Section
Section

Um andaime é antes de tudo uma estrutura, um esqueleto modular e autoportante que tem como finalidade servir de construção de outra estrutura. A nova cafeteria contempla um andaime de madeira cuja função é tomar distância do Hall del Pilar. Este andaime é conformado por uma série de armários de 50 x 50 x 50 cm e atua como separador de espaços, um corpo vazio disposto para ser repleto de objetos e produções. Este espaço foi pensado a partir da necessidade de criar um limite poroso e transparente, uma grande vitrine vertical que permite deixar expostas as produções dos alunos.

© Gino Zavala
© Gino Zavala
Isométrica Conjunto
Isométrica Conjunto
© Gino Zavala
© Gino Zavala

Em seu interior, a cafeteria reúne três maneiras de se relacionar. O primeiro é a mesa social, composta por duas grandes mesas para 20 pessoas, com uma pequena cobertura. A dimensão da superfície da mesa é de 56 cm, permitindo estreitar os laços em diálogos próximos, mas proporciona liberdade suficiente para não se sentir invadido pelo vizinho.

© Gino Zavala
© Gino Zavala

O balcão é um móvel que gera um espaço para entrada da cafeteria, permitindo seu uso em pé ou sentado. A cobertura estreita compõem com as prateleiras do bar, que permite uma visão panorâmica com vista para o Hall de Arquitetura.

© Gino Zavala
© Gino Zavala
Cortesía de República Portátil
Cortesía de República Portátil
© Gino Zavala
© Gino Zavala

O banco embutido de 4 m de largura cobre toda a parede dos fundos, com duas prateleiras que possuem inclinação e atuam como suporte das costas. O mobiliário está oculto sob este banco, com mais bancos e cadeiras que permitem o uso flexível do espaço de acordo com as necessidades. Este mobiliário cria um dos espaços mais dinâmicos dentro da cafeteria, permitindo aos estudantes, professores e funcionários ajustarem o espaço a seu próprio critério. 

Section
Section

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
República Portátil
Escritório
Cita: "Cafeteria do Hall / República Portátil" [Cafetería del Hall / República Portátil] 11 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804803/cafeteria-do-hall-republica-portatil> ISSN 0719-8906