Kalorias CROSSBOX / Estúdio AMATAM

Kalorias CROSSBOX  / Estúdio AMATAM - Imagem 2 de 20Kalorias CROSSBOX  / Estúdio AMATAM - Imagem 3 de 20Kalorias CROSSBOX  / Estúdio AMATAM - Imagem 4 de 20Kalorias CROSSBOX  / Estúdio AMATAM - Imagem 5 de 20Kalorias CROSSBOX  / Estúdio AMATAM - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Estúdio AMATAM; Estúdio AMATAM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  494
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amorim, CASA DOS TAPETES, CIN, Ikea, JNF, Magnus-Icon, Sanitana
  • Colaboradora: Ana Gaspar
  • Iluminação: Melo Rodrigues–Engenharia
  • AVAC: SPM Engenharia
  • Águas: DSE – Desenvolvimento e Soluções de Engenharia de Edifícios, Lda.
  • Design Gráfico: Dead in Beirute
  • Construção: Anteros Empreitadas, Sociedade de Construções e Obras Públicas
  • Cliente: Seasonreturn S.A.
  • Autores: João Amaral, Manuela Tamborino
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Kalorias CROSSBOX  / Estúdio AMATAM - Imagem 5 de 20
© Invisiblegentleman

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Lisboa, na freguesia de Linda-a-Velha, o principal objetivo deste projeto consistiu na transformação de uma antiga oficina automóvel num espaço dedicado exclusivamente à prática da modalidade de Crossfit, usando o mínimo de recursos possíveis. Para isso, procurou-se entender as qualidades do espaço e aproveitá-los em benefício do Crosstraining. Paralelamente, e de modo a potenciar os resultados e a motivação para o treino, uma imagem gráfica específica foi desenvolvida para a marca, a fim de enfatizar também o espírito urbano e underground do espaço, criando assim um ambiente personalizado e distinto das restantes Crossboxs.

Kalorias CROSSBOX  / Estúdio AMATAM - Imagem 6 de 20
© Invisiblegentleman
Kalorias CROSSBOX  / Estúdio AMATAM - Imagem 10 de 20
© Invisiblegentleman

A estratégia adotada passou por tirar partido dos elementos arquitetónicos do antigo espaço e redefini-los através do uso da cor e do uso de materiais apropriados para as necessidades diárias de cada treino. Painéis OSB revestem as paredes, definindo a área de treino e dando uma sensação mais confortável a este espaço industrial. Por outro lado, este material também permite uma maior durabilidade e resistência das paredes.

Kalorias CROSSBOX  / Estúdio AMATAM - Imagem 2 de 20
© Invisiblegentleman
Kalorias CROSSBOX  / Estúdio AMATAM - Imagem 3 de 20
© Invisiblegentleman

O contraste entre o preto e o vermelho permite a identificação de áreas importantes de treino e possibilita jogar visualmente com a dimensão do espaço. Enquanto a cor preta aplicada sobre o teto e as paredes tende a minimizar a perceção da escala do projeto, e a tornar a sensação dessa escala mais humana, os elementos pintados de vermelho quebram intencionalmente essa lógica revelando a verdadeira dimensão da Crossbox. Por fim, em termos programáticos, os balneários foram remodelados e novos gabinetes foram criados na parte de trás da antiga oficina.

Axonométrica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Kalorias CROSSBOX / Estúdio AMATAM" 04 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804556/kalorias-crossbox-estudio-amatam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.