Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura

 Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Imagem 2 de 18 Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Cadeira Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Banco, Jardim, Aido Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Escada, Fachada, Corrimão Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Mais Imagens+ 13

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  342
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abividro, Cia da Iluminação, Hormann, Isofibras, Jansen + SC esquadrias, Líder Móveis especiais, Tecnosystem, Zanchet
  • Equipe: Thiago Bernardes, Dante Furlan, Rafael Oliveira, Maria Vittoria Oliveira, Marcelo Dondo, Ana Paula Endo, Mary Helle Moda e Flavio Faggion
  • Ar Condicionado: Tottal Tecnologia Térmica
  • Acústica: Acústica e Sônica
  • Cenotecnia: AtendTudo
  • Construtora: Alfama Construtora
  • Fundações: Appogeo
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas: Smart Service
  • Projeto Estrutural: LHG Engenharia
  • Paisagismo: Cenário Paisagismo
  • Luminotécnica: Foco Iluminação
  • Apoio E Patrocínio Cenotecnia: Instituto Alfa
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
 Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Cadeira
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Bernardes Arquitetura mobilizado pelo convite feito pelo instituto Alana em 2015, se junta à instituição para projetar um novo espaço para o Instituto Brincante. A nova sede ocupa uma área bastante reduzida, localizada exatamente ao lado do antigo galpão sede. O terreno de 320 m² e orçamento fixo atenderam a um programa com auditório para cerca de 80 pessoas, sala de ensaios, espaço para armazenamento de instrumentos, figurinos e adereços, área administrativa e espaços de apoio. 

 Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Imagem 12 de 18
© Leonardo Finotti
 Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Banco, Jardim, Aido
© Leonardo Finotti

O partido arquitetônico adotado privilegia a comunicação direta do edifício com a rua e o bairro que acolhe o Instituto por décadas, a Vila Madalena. No nível da rua, a transição entre espaço público e privado se dá por brises verticais de madeira espaçados que buscam convidar o olhar público à constante construção cultural do Instituto. O acesso acontece por uma pequena praça onde o público encontra a bilheteria, que pode funcionar também como bar nos dias de eventos e, ao lado direito do lote, o túnel de acesso ao palco do auditório. 

 Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Imagem 17 de 18
Planta - Térreo
 Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Imagem 14 de 18
Corte AA

O eixo principal de circulação acontece pela escada helicoidal situada na lateral esquerda do lote. Trata-se de uma conexão vertical externa que liga os três níveis: térreo, mezanino e pavimento superior. 

 Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Fachada, Janela
© Leonardo Finotti

O mezanino é ao mesmo tempo área de transição e permanência ligada ao auditório. Serve também como uma ampliação do foyer do térreo, permitindo um acesso direto ao nível superior da arquibancada e à uma passarela criada sobre a área do palco, com intenção de ampliar a capacidade do auditório, possibilitar intervenções artísticas em dois planos e conectar-se ao jardim que está na parte posterior do palco. 

 Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Imagem 6 de 18
© Leonardo Finotti

No último pavimento temos sala de reunião, escritório, copa, vestiário, além da sala multiuso que é iluminada por um grande pano de vidro, parcialmente protegido pelo brise em madeira e pela esquadria da cobertura em shed. 

 Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Viga
© Leonardo Finotti
 Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Imagem 15 de 18
Corte BB
 Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura - Escada, Fachada, Corrimão
© Leonardo Finotti

Ressalta-se, por fim, que através da comunicação visual direta da nova sede do Brincante com a rua, pode ser expresso o diálogo formal possível entre o local da representação do mundo (palco) e o de sua apreensão (rua, bairro, cidade).

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: " Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura" 30 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804357/instituto-brincante-bernardes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.