Residência Encaixe / PAR Arquitectos

Residência Encaixe / PAR Arquitectos - Imagem 2 de 24Residência Encaixe / PAR Arquitectos - Imagem 3 de 24Residência Encaixe / PAR Arquitectos - Imagem 4 de 24Residência Encaixe / PAR Arquitectos - Imagem 5 de 24Residência Encaixe / PAR Arquitectos - Mais Imagens+ 19

Las Cabras, Chile
  • Arquitetos: PAR Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  138
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ingeniería Bosón, Maderas Lagosil, Wet Proof
Residência Encaixe / PAR Arquitectos - Imagem 6 de 24
© Diego Elgueta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Observa-se o lugar como uma extensão do lago por estar na sua margem e pela pequena diferença de altura existente em relação a ele. Por isso, a resposta arquitetônica tem como referência o cais que, transversalmente, pousa sobre a água apoiando-se pontualmente. Esta simples ideia de pousar sutilmente sobre o lago dá origem a estratégia projetual.

Residência Encaixe / PAR Arquitectos - Imagem 14 de 24
© Diego Elgueta

O partido geral é composto pelo encontro perpendicular de duas volumetrias; uma longitudinal ao lago que aproveita a largura predial máxima, composta por módulos dos recintos privados e outra transversal que se estende, como um galpão de 3.10 m de altura, onde são constituídas as áreas mais públicas com os espaços de estar, jantar/cozinha e terraço/churrasqueira. 

Residência Encaixe / PAR Arquitectos - Imagem 2 de 24
© Diego Elgueta

É proposta a configuração de um esqueleto estrutural exposto e modular segundo as dimensões das madeiras comerciais em pinos que, mediante variadas possibilidades e combinações de vedações, permite criar novas unidades programáticas interiores e exteriores, segundo as necessidades e recursos do proprietário, gerando assim uma composição unitária de cheios e vazios dentro deste tramado. 

Residência Encaixe / PAR Arquitectos - Imagem 4 de 24
© Diego Elgueta

O encontro entre o sistema viga-pilar é a ferramenta principal de expressão e imagem do projeto, que é trabalhado por meio do detalhe das carpintarias em uniões e encaixes que conferem ao projeto uma imagem decomposta onde a estrutura se desloca da pele das volumetrias. 

Residência Encaixe / PAR Arquitectos - Imagem 7 de 24
© Diego Elgueta
Planta
Residência Encaixe / PAR Arquitectos - Imagem 20 de 24
© Diego Elgueta

A claraboia do eixo longitudinal aparece como um elemento marcante que, por um lado, confere uma aura de luz natural à extensão do corredor e, por outro, atravessa a espacialidade da nave central como uma viga, evidenciando o encontro das diferentes alturas. 

Residência Encaixe / PAR Arquitectos - Imagem 3 de 24
© Diego Elgueta

Em relação as materialidades, privilegiou-se o uso da madeira como material único, tanto pela economia como pela facilidade na contratação da mão-de-obra local.

Cortes

A estrutura é feita de pinos. Para o revestimento exterior foram utilizadas tábuas de 1"x4" tratadas com verniz impermeabilizante negro e cinza à prova de umidade. Já nos pisos interiores, foram utilizadas tábuas de 1"x6" vitrificadas e incolores e para o exterior, tábuas de deck 2"x5". Como revestimento para o forro do galpão foram utilizadas placas de madeira compensada de 18 milímetros dispostas sob uma composição com pedras negras e painéis de madeira de pinos com 1"x4" para recintos privados; ambos da Arauco e com tratamento específico.

Residência Encaixe / PAR Arquitectos - Imagem 9 de 24
© Diego Elgueta

Originalmente publicado em Janeiro 31, 2017

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Encaixe / PAR Arquitectos" [Assemble House / PAR Arquitectos] 20 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804278/residencia-encaixe-par-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.