Alphaville Pelotas / DMDV arquitetos

Alphaville Pelotas / DMDV arquitetos

Alphaville Pelotas / DMDV arquitetos - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: DMDV arquitetos; DMDV arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1354
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, Deca, Eliane, La Fonte
  • Projeto Estrutural: Daruix Engenharia
  • Projeto De Instalações Elétricas, Hidráulicas E Ar Condicionado: Interplanus Engenharia
  • Projeto De Paisagismo: Felipe Reichmann
  • Projeto De Esquadrias: Arqmate
  • Equipe: André Dias Dantas, Bruno Bonesso Vitorino, Renato Dalla Marta, Aline Pek, Aline Pinheiro, Ana Claudia Schad, Heitor Savala e Victor Vernaglia.
  • Cidade: Pelotas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o Alphaville Pelotas compreende as áreas comuns do empreendimento residencial como portarias, blocos de apoio e clube.

© Marcelo Donadussi

Localizado num terreno extremamente plano, o partido explora a horizontalidade dos edifícios de maneira a destacá-los na paisagem.

© Marcelo Donadussi

O complexo conta com duas portarias e blocos de apoios distintos, que compartilham o mesmo clube. Bolsões de estacionamento independentes são integrados a uma grande praça, que se conecta ao lago do sítio, grande elemento estruturador do conjunto, e ao clube.

Planta
Corte

A água torna-se um elemento importante de integração visual e de separação das duas fases do empreendimento.

© Marcelo Donadussi

Esse conceito também é aplicado no projeto do clube através da implantação de um grande espelho d'água, presente em toda a parte frontal do edifício e que resguarda os usos específicos dessa edificação.

© Marcelo Donadussi

O acesso ao clube dá-se através de uma passarela sobre a água, localizada no eixo central do edifício. O hall de entrada configura-se como um ponto de distribuição do conjunto, com controles de acesso e áreas de estar.

© Marcelo Donadussi

O restante do programa, distribuído em três blocos distintos, fica claramente evidenciado por extensas empenas de pedra, que extrapolam os limites da edificação, e que configuram pátios exclusivos que preservam os usos diversos do clube.

© Marcelo Donadussi

O salão de festas volta-se para a parte frontal da edificação e abriga um terraço delimitado pelo espelho d'água, assim como o spa e brinquedoteca. Uma área de bar e “parrillera” atendem as piscinas que estão voltadas ao fundo do terreno, juntamente com as quadras.

© Marcelo Donadussi

A escolha pela estrutura metálica permitiu um desenho mais esbelto que se relaciona de maneira sutil com as empenas de pedra. Cada um dos três blocos possui uma cobertura metálica de apenas uma água, cujo caimento é direcionado apara o eixo central do edifício, equivalente à circulação principal, que conecta todos os usos e que funciona como uma grande calha do conjunto.

© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Princesa, Pelotas - RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Alphaville Pelotas / DMDV arquitetos" [Alphaville Pelotas / DMDV arquitetos] 05 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804222/alphaville-pelotas-aum-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.