Residência de Mauito e Pato / Mauricio Gallegos Arquitectos

Residência de Mauito e Pato / Mauricio Gallegos Arquitectos - Mais Imagens+ 38

Merida, México
  • Arquitetos: Mauricio Gallegos Arquitectos; Mauricio Gallegos Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Grupo MEGA, Materializadora de Proyectos., RM Vidrios y Aluminios.
  • Colaboradores: Alejandra Abraham, Teresita Echeverría e Jorge Richaud
  • Arquiteto Responsável: Mauricio Gallegos Esquivo
  • Cidade: Merida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Eduardo Calvo Santisbón

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao norte da cidade de Mérida, na Península de Yucatán. Em um terreno de generosas dimensões, com uma superfície aproximada de 1000 m2, foi projetada esta residência para uma jovem família, onde o programa arquitetônico se concentra em um volume que procura sempre relacionar todos os espaços e habitantes com o exterior. 

© Eduardo Calvo Santisbón
Diagrama

A localização do objeto arquitetônico no local responde a presença de uma rua de terra limitada por um muro de pedra que conecta-se com o resto das moradias e a 3 árvores da região de grande porte: um ciricote (Cordia dodecandra), uma paineira (Ceiba pentandra) e um jabín (Piscidia piscipula). Estas árvores motivam a disposição dos espaços e atividades. Um eixo compositivo parte do ciricote e nele se estabelece o acesso principal, dividindo a casa em área social e área privada. Outro eixo compositivo é uma circulação-galeria que percorre e conecta a residência longitudinalmente, sempre relacionando o interior com o exterior. A intersecção destes eixos tem como resultado quatro áreas: serviços, pública, social e privada. 

© Eduardo Calvo Santisbón

 Ao longo da circulação-galeria são posicionados lateralmente os blocos de serviços. O espaço resultante entre estes é onde estão localizadas as áreas habitáveis. Uma grande cobertura protege a vida interior da residência e, por sua vez, se relaciona com a paisagem exterior domesticada, ambientes interiores em constante relação com o movimento do sol e o caminho dos nossos ventos dominantes provenientes do mar. Por isso a residência se abre ao leste e se fecha ao oeste, sem renunciar as vistas ao céu e às copas das árvores. 

© Eduardo Calvo Santisbón

Uma geometria clara, forte e contundente, sem espaços e momentos para gestos arquitetônicos exagerados ou mal entendidos, uma residência que pretende ser lida e entendida por seus habitantes e visitantes à primeira vista e, em seu transcorrer, gerar espaços e vistas surpresas que relacionem a vivência com a paisagem e seja uma lição da importância do uso do espaço exterior. 

Planta Baixa

Foram utilizados três materiais: pisos de concreto com agregado da região, muros de blocos com acabamento em chukum, técnica herdada dos nossos antepassados maias e lajes com vigotes e acabamento de estuque, percebendo a cor branca em elementos horizontais e chukum em elementos verticais. 

© Eduardo Calvo Santisbón
Diagrama

O emprego de um rigoroso módulo de desenho facilita o planejamento e a execução da obra, utilizando de maneira mais eficiente os materiais e os métodos construtivos.

© Eduardo Calvo Santisbón

Acreditamos que a virtude do projeto é o respeito ao terreno, entendendo suas condicionantes - sol, vento - como se localiza no terreno e como utiliza o local, sempre consciente das preexistências e seu papel no contexto. Todos os espaços estão voltados a um jardim-paisagem íntimo e humano, em dimensões e escala, experimentando o viver no exterior desde o interior e a importância deste conceito no habitar da Península de Yucatán. 

© Eduardo Calvo Santisbón

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência de Mauito e Pato / Mauricio Gallegos Arquitectos" [Casa de Mauito y Pato / Mauricio Gallegos Arquitectos] 26 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804108/residencia-de-mauito-e-pato-mauricio-gallegos-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.