Casa no Arroio Pelotas / RMK Arquitetura

Casa no Arroio Pelotas  / RMK Arquitetura - Imagem 2 de 20Casa no Arroio Pelotas  / RMK Arquitetura - Imagem 3 de 20Casa no Arroio Pelotas  / RMK Arquitetura - Imagem 4 de 20Casa no Arroio Pelotas  / RMK Arquitetura - Imagem 5 de 20Casa no Arroio Pelotas  / RMK Arquitetura - Mais Imagens+ 15

Marina Ilha Verde, Brasil
  • Arquitetos: RMK Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  572
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Juchem, Vetrus
  • Autor: Otávio Riemke
  • Co Autores: Eduardo Riemke, Juliana Frio
  • Engenharia Estrutural: Projevisa
  • Construtora: Ricardo Cavalheiro
  • Cidade: Marina Ilha Verde
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa no Arroio Pelotas  / RMK Arquitetura - Imagem 6 de 20
© Marcelo Donadussi
Casa no Arroio Pelotas  / RMK Arquitetura - Imagem 18 de 20
Planta - Cobertura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um lote da Marina Ilha Verde (Pelotas-RS) que se situa às margens do Arroio Pelotas.

A acentuada profundidade do terreno (20 m x 80 m) foi determinante nas premissas do projeto, já que se buscava uma maior proximidade entre as áreas sociais e o arroio, promovendo o máximo aproveitamento das visuais. Assim, a casa implanta-se em partido linear, em que se transita a partir de zonas opacas, na porção frontal do lote, até o fundo do terreno, onde zonas envidraçadas, de convívio, se integram ao arroio.

Casa no Arroio Pelotas  / RMK Arquitetura - Imagem 3 de 20
© Marcelo Donadussi

Muros construídos com pedras da região, além de acentuarem a horizontalidade da edificação e delinearem o percurso de acesso à casa, dividem o conteúdo programático em zonas de serviço e áreas sociais.

Casa no Arroio Pelotas  / RMK Arquitetura - Imagem 5 de 20
© Marcelo Donadussi

Volumes e pérgolas em balanço, em concreto aparente, possibilitam maior continuidade interior-exterior e criam espaços de convívio sombreados.

Casa no Arroio Pelotas  / RMK Arquitetura - Imagem 4 de 20
© Marcelo Donadussi

O pé-direito duplo e o pátio interno contribuem para o maior conforto ambiental, possibilitando insolação adequada e ventilação cruzada.

O pavimento superior abriga os dormitórios que, protegidos por portas-camarão em madeira, possuem ventilação e opacidade controladas.

Casa no Arroio Pelotas  / RMK Arquitetura - Imagem 13 de 20
© Marcelo Donadussi

A suíte principal integra-se a uma sacada com visual para o arroio, emoldurada por uma casca de concreto aparente em balanço.

Casa no Arroio Pelotas  / RMK Arquitetura - Imagem 19 de 20
Cortes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no Arroio Pelotas / RMK Arquitetura" 01 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804086/casa-no-arroio-pelotas-rmk-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.