Fernando Abbott 866 / Arquitetura Nacional

Fernando Abbott 866 / Arquitetura Nacional - Mais Imagens+ 37

Cristo Redentor, Brasil
  • Arquitetos: Arquitetura Nacional; Arquitetura Nacional
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2115
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eliane, Kresil, Pino, thyssenkrupp
  • Projeto Estrutual: Carpeggiani Projetos Estruturais
  • Projeto Hidrossanitário : Asolon Engenharia Projeto Elétrico: Proinst
  • Incorporação : CSR Incorporadora
  • Arquiteto Resposavel: Arquitetura Nacional
  • Cidade: Cristo Redentor
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado em uma zona da cidade de Porto Alegre que enfrenta recentemente um processo de transição - as antigas casas dão lugar a edifícios de pequeno e médio porte, que servem como marco desta renovação. O terreno localiza-se em uma esquina, em um ponto bastante alto do bairro, tendo um desnível de 7m em seu comprimento e possui uma vista muito interessante da cidade e do aeroporto. Porém, por estar em uma cota alta da cidade, sofre forte influência dos limitadores de altura das edificações.

© Marcelo Donadussi

A vista privilegiada – aos fundos do terreno - foi ponto de partida para a disposição dos apartamentos: todas as unidades se voltam ao famoso pôr do sol porto alegrense. Como não havia a possibilidade de encaixe de dois apartamentos linearmente por andar (voltados para a vista) optou-se também pelo uso de apartamentos duplex. Assim, a cada dois andares, dois apartamentos são lineares e um duplex. Esse deslizamento dos volumes habitacionais quebra a monotonia da altura de nove pavimentos.

© Marcelo Donadussi

O conceito do projeto busca a individualidade de cada unidade habitacional através da ideia de casas empilhadas, que fica bastante evidente na volumetria – cada apartamento é facilmente identificado na fachada. As diferentes tipologias de apartamentos refletem os diferentes jeitos de morar dos usuários: os apartamentos duplex possuem 89m² e tem as áreas sociais e íntimas bem separadas, enquanto os apartamentos de configuração linear possuem 87m² e buscam uma maior integração entre os dois programas. O apartamento duplex do térreo possui um pátio bastante generoso e o apartamento de cobertura ocupa todo o andar.

Corte

Ao destacar os volumes dos apartamentos a estrutura cria uma moldura ao redor de cada volume, onde as janelas tem maior liberdade para sua disposição de forma aleatória nas fachadas laterais. Já na fachada dos fundos, voltada à vista, as janelas se abrem ao máximo. Com esta implantação, o volume de circulação e serviço fica na frente do prédio, mais fechado, aumentando a privacidade.

© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Fernando Abbott, 866 - Cristo Redentor, Porto Alegre - RS, 91040-360, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fernando Abbott 866 / Arquitetura Nacional" [Fernando Abbott 866 / Arquitetura Nacional] 31 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803947/fernando-abbott-866-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.