Quartel de Bombeiros em Chamonix-Mont Blanc Valley / Studio Gardoni Architectures

Quartel de Bombeiros em Chamonix-Mont Blanc Valley / Studio Gardoni Architectures - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Studio Gardoni Architectures; Studio Gardoni Architectures
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2752
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jerome Ricolleau
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casalgrande Padana, TECU®, Trespa, Wicona
  • Paisagismo: Atelier Anne Gardoni
  • Engenharia Geral: OTEIS
  • Engenharia De Redes: SOTREC
  • Cidade: Chamonix
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Jerome Ricolleau

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Studio Gardoni Architectures, vencedor do concurso de arquitetura em 2012, implanta discretamente esta importante instalação de serviços de emergência na pequena cidade de Chamonix e em sua particular paisagem. Erguendo-se da encosta, o edifício é coberto pelo território e está destinado a desaparecer enquanto a natureza, mais uma vez, recupera o seu devido lugar na paisagem.

© Jerome Ricolleau
© Jerome Ricolleau
Planta 0
© Jerome Ricolleau

O conceito arquitetônico do edifício é alcançar a invisibilidade: mais precisamente, pretende-se camuflar o impacto de um quartel de bombeiros, já que, normalmente, associa-se este tipo de local a um edifício cheio de atividades, em uma rede de diversas vias principais. Em um centro de serviços de emergência cada segundo conta, o que demanda um projeto que enfatize a precisão e o detalhe. Além de cumprir tais critérios, este novo edifício foi desenhado para permitir uma baia de veículos no subsolo.

© Jerome Ricolleau

Com o objetivo de minimizar o impacto e liberar o espaço para que o meio ambiente natural possa prosperar, os elementos centrais do edifício tiveram que ser mais compactos e construídos no subsolo. A forma é similar a um conjunto de elementos programáticos que se entrelaçam de forma oportuna para, simultaneamente, criar uma proximidade (funcionalidade e ergonomia), e minimizar a presença da estrutura. Este princípio tem como resultado um edifício com duas fachadas que encontram-se parcial, ou completamente abaixo da terra, e duas amplas fachadas que contém todas as funções do programa. Isso se resume através da estrutura opaca do ginásio, que é uma figura emblemática na parte dianteira do complexo. 

© Jerome Ricolleau

A passagem do tempo é inerente à natureza deste lugar. Estes espaços se materializam em um processo de desaparecimento, de desdobramento do tempo. Aqui, o tempo não é destrutivo, mas transformador.

© Jerome Ricolleau

Primeiramente, a natureza cobre, tanto a cobertura, quanto a estrutura, e reivindica seu lugar de direto. As fundações de gabião são compostas de rochas locais, uma seleção de seixos escavados da morena glacial do entorno.

© Jerome Ricolleau
Planta 2
© Jerome Ricolleau

Por último, o cobre que encontra-se na fachada começa uma lenta mutação. Uma vez instalado, ele muda sua cor, do ouro ao marrom, como se vê em uma série de estruturas encontradas no vale. Este material reflete os picos dos arredores, transforma o local, e se transfigura pela mudança na luz diurna e pelo movimento das nuvens.

© Jerome Ricolleau

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chamonix, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Quartel de Bombeiros em Chamonix-Mont Blanc Valley / Studio Gardoni Architectures" [Fire Station in Chamonix-Mont Blanc Valley / Studio Gardoni Architectures] 26 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803901/quartel-de-bombeiros-em-chamonix-mont-blanc-valley-studio-gardoni-architectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.