Reforma Casa Colonial na Rua 64 / Nauzet Rodríguez

Reforma Casa Colonial na Rua 64 / Nauzet Rodríguez - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos de interiores: Nauzet Rodríguez
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  196
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Juan Sánchez Cano
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Osel, Productos Metálicos Carrera, Retrofurnish, Tecnolite
  • Projeto Arquitetônico, Interiores E Gestão: Nauzet Rodríguez Ruiz
  • Construção: Engenheiro Freddy Ortega
  • Carpintaria : Miguel Martínez
  • Serralheria: Héctor Alayola
  • Cidade: Merida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Pim Schalkwijk

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para este bar teve de aderir estritamente a natureza própria do edifício e sua catalogação como Monumento Histórico determinada pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México. Esta catalogação não permite a modificação do imóvel, precisando recuperar os elementos arquitetônicos existentes e executar o projeto com absoluta fidelidade à obra original.

© Pim Schalkwijk

Neste sentido, foi estabelecida a recuperação de uma varanda na fachada que havia sido modificada anos atrás; restauração de portas existentes nos casos possíveis e substituição por réplicas de elementos que ou não existem mais ou encontram-se em um estado irrecuperável; reconstrução de duas coberturas a imagem e semelhança dos originais; recuperação íntegra de pisos originais; repetição de acabamentos nas pareces; e introdução de elementos construtivos de reforço ocultos como vedações e colunas de concreto armado. Para a área exterior, o critério aplicado foi a consolidação dos espaços tal e como foram achados, conservando as características da passagem do tempo no edifício. 

© Pim Schalkwijk
Planta

Os novos usos do imóvel estão condicionados a construção original e não o inverso. A localização da cozinha e sua distribuição, a área do bar, sala e refeitório, etc., adaptam-se rigorosamente aos espaços do imóvel e suas circulações, resultado em um bar que, embora não responda estritamente aos tipos mais convencionais do seu gênero, converte-se em um espaço cheio de peculiaridade e caráter próprio, provocando vivências e percursos notavelmente surpreendentes para o visitante, nascidas da sequencialidade do edifício e do respeito pleno pelo projeto de reforma. Um cenário de 40 metros visível desde a rua, espaços que são descobertos enquanto se passeia pela casa, um bar completamente aberto, um 'depósito transitável', uma cozinha aberta ao jardim.

© Pim Schalkwijk

Diante da impossibilidade de incorporar os banheiros e serviços ao edifício original, estes deveriam ser construídos no pátio posterior definindo a complicada tarefa de somar elementos contemporâneos a uma construção antiga. Optou-se pelo emprego do concreto aparente com grande sucesso. Este módulo de serviços abriga uma adega, um escritório e os banheiros.

© Pim Schalkwijk
© Pim Schalkwijk

O interior do projeto é revestido de uma estética industrial/rústica, com uso exclusivo de ferro e madeira, evitando o emprego de materiais não relacionados com a época e a natureza do edifício. As instalações surgem enfatizando a estética industrial e evitando a deterioração que seu ocultamento faria nas paredes de pedra originais.

Corte
© Pim Schalkwijk

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Merida, Yucatan, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma Casa Colonial na Rua 64 / Nauzet Rodríguez" [Recuperación Casa Colonial en Calle 64 / Nauzet Rodríguez] 20 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803434/reforma-casa-colonial-na-rua-64-nauzet-rodriguez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.