Pavilhão da Suíça / Dellekamp Arquitectos

Pavilhão da Suíça / Dellekamp Arquitectos - Mais Imagens+ 13

  • Colaboradores: José Manuel Estrada, Alice Seban, Gustavo Hernández, Javier Ramírez, Eduardo Cabral, Benoist Rouel-Brax, Laura Alonso
  • Construção: Metal e Madeira
  • Desenho De Iluminação: Luz en Arquitectura
  • Instalação Hidráulica: Ubaldo Velázquez
  • Instalação Pluvial: 3P Technik México
  • Sistema Hidráulico De Alta Eficiência: Spl
  • Desenho Estrutural: Ingeniería Estructural (Oscar Trejo)
  • Arquitetos Responsáveis: Dellekamp Arquitectos (Derek Dellekamp e Jachen Schleich) + Andrés Palomino
Mais informaçõesMenos informações
© Arturo Borjón

ORIGEM

O pavilhão da Suíça surge para celebrar os sessenta anos das relações diplomáticas entre Suíça e México. Localizado no 'jardim de Chapultepec', o parque urbano mais antigo da América, lugar emblemático no coração da Cidade do México.

© Adrian Elizondo Lima

A equipe começou a trabalhar no projeto sem ter um programa e local definido, por isso desenhou um sistema baseado em uma retícula triangular que permite a adaptação em diferentes locais e programas, tornando possível várias transformações durante o processo de desenho.

Planta
© Arturo Borjón

MATERIALIDADE

O desenho do Pavilhão da Suíça se apega a materialidade da original House of Switzerland, feita totalmente em madeira, uma forma muito comum de construir no país. O pavilhão está desenhado em módulos conformados por madeira laminada de pinos certificado e conexões metálicas, promovendo o uso da madeira como material estrutural no México. Estes módulos derivam da retícula triangular, assim garantem uma montagem e desmontagem eficiente da estrutura no local. Sua pré-fabricação e montagem estão a cargo da empresa “Metal y Madera”.

© Adrian Elizondo Lima

PROJETO

O pavilhão conta com dois níveis; o térreo terá uma altura de 2,70 m e o primeiro pavimento de 3,30 m, para uma fachada máxima de 6.5 m; Sua extensão será de 32 m de frente por 18 m de profundidade, com 343 m2 de área construída em um total de 571 m2 nos dois níveis.

Circulação 2
© Arturo Borjón

No térreo está localizado um espaço aberto para eventos culturais, duas mostras temáticas, uma área de comércio e os serviços básicos; o pavimento superior conta com três salas de exposição.

© Adrian Elizondo Lima
Diagrama

SUSTENTABILIDADE

Juntamente ao uso da madeira como material de construção renovável e sustentável o pavilhão oferece uma alternativa à gestão da água.

Planta

Capta-se a água pluvial através de um sistema de filtros. Esta água é tratada e utilizada nos lavabos. As águas negras são tratadas e posteriormente utilizadas nos vasos sanitários, portanto, existe um constante ciclo de reuso da água; ambas ações refletem em um gasto mínimo de água potável.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão da Suíça / Dellekamp Arquitectos" [Casa de Suiza / Dellekamp Arquitectos] 18 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803433/pavilhao-da-suica-dellekamp-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.