Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design

Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 2 de 15Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 3 de 15Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - JardimMercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Fachada, ConcretoMercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Mais Imagens+ 10

Ponte de Lima, Portugal
  • Instalações Mecânicas Avac : Jerónimo Correia
  • Instalações Hidráulicas: Jerónimo Correia
  • Instalações Eléctricas : Paulo Augusto Cruz Ferreira
  • Segurança Contra Incêndios: Jerónimo Correia
  • Acústica: Jerónimo Correia
  • Cliente: Câmara Municipal de Ponte de Lima
  • Constructor: Câmara Municipal de Ponte de Lima
  • Cidade: Ponte de Lima
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Fachada
© Pedro Lobo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Mercado da Terra é algo maior que a Feira e Mercado do Gado, do que a Feira do Cavalo ou a Expolima e advém de uma ambição mais ampla de criar uma rede de “estruturas”, intervenções pontuais e localizadas de maior ou menor escala, mas precisas e de “medidas exactas”.

Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 2 de 15
© Pedro Lobo
Planta
Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Fachada
© Pedro Lobo

Desenham-se princípios de intervenção coerentes com uma estratégia política, o Projecto Terra. À escala da vilacriam-se tensões, interdependências funcionais e volumétricas que ultrapassam a superficialidade de um “plan masse” para o perímetro urbano. A solução do Mercado da Terra empresta a esta ideia a utilidade simbólica do sistema, da regra e do grupo. E a noção de que estas características lhe permitiram acompanhar os momentos de opção política, de alterar os “projectos” dentro do projecto. Criou e respondeu simultaneamente a novas necessidades de programa. Já foi maior, menor, teve um edifício multiuso, arena e agora tem picadeiros e campos de provas equestres.  Mantém-se ainda actualmente como expoente máximo dessa ambição, coxo apenas enquanto aguarda outras ligações, outros membros de um desenho político.

Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 7 de 15
© Hugo Carvalho Araújo

O complexo surge como uma morfologia improvável para uma feira do gado, distanciando-se dos pavilhões volumosos prefabricados. Coloca-se no remate da vila, mas liberta o fecho da malha urbana para o fazerem outros possíveis equipamentos, mais indicados. A sua função é outra, transita entre a ruralidade imediata dos arrabaldes e o núcleo da vila história, com dignidade. Coabita com palacetes, jardins e capelas. Apesar das sucessivas rectificações do projecto, manteve sempre os conceitos que se estabeleceram no início do processo. A estrutura do plano é constituída por uma malha ortogonal, que se relaciona com as vias existentes e reforça os enfiamentos visuais em relação ao rio. Esta malha é uma guia de referência para posicionar elementos chave da proposta, estabelecendo relações de proporção com construções relevantes ou pontos de interesse paisagístico.

Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Jardim
© Hugo Carvalho Araújo

Surge deste modo o formalismo e a aparente informalidade na lógica da composição, uma vez que sobre esta malha se sobrepõe uma composição arquitectónica e uma topografia que se adequa à serenidade da paisagem. As construções não interferem com o carácter rural da área de intervenção, nem com o seu ambiente, mantendo a estrutura de pequena escala, parcelada, com a quebra suave de perspectiva proporcionada pelos muros adjacentes à via principal.

Planta

Durante a elaboração dos primeiros estudos para a fase 1 – Feira do Gado, a falta de referências próximas em programas similares levou a alguma indefinição na área que o equipamento deveria ocupar. Por uma lado por causa necessidade de da aquisição de terreno e por outro porque a base de comparação mais próxima que tínhamos era a feira que já se realizava. Acabou por ser esse o modelo para a implantação, uma estrutura linear de boxes, com percursos e largos, em malha de quadrícula semelhante a um pequeno bairro.

Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 3 de 15
© Pedro Lobo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ponte de Lima, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design" 24 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803390/mercado-do-gado-carvalho-araujo-arquitectura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.