O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Mercado
  4. Portugal
  5. Carvalho Araújo, Arquitectura e Design
  6. 2007
  7. Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design

Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design

  • 09:00 - 24 Janeiro, 2017
Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design
Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design, ©  Pedro Lobo
© Pedro Lobo

©  Pedro Lobo ©  Pedro Lobo © Hugo Carvalho Araújo ©  Pedro Lobo + 15

  • Instalações mecânicas AVAC

    Jerónimo Correia
  • Instalações hidráulicas

    Jerónimo Correia
  • Instalações eléctricas

    Paulo Augusto Cruz Ferreira
  • Segurança contra incêndios

    Jerónimo Correia
  • Acústica

    Jerónimo Correia
  • Cliente

    Câmara Municipal de Ponte de Lima
  • Constructor

    Câmara Municipal de Ponte de Lima
  • Mais informações Menos informações
©  Pedro Lobo
© Pedro Lobo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Mercado da Terra é algo maior que a Feira e Mercado do Gado, do que a Feira do Cavalo ou a Expolima e advém de uma ambição mais ampla de criar uma rede de “estruturas”, intervenções pontuais e localizadas de maior ou menor escala, mas precisas e de “medidas exactas”.

©  Pedro Lobo
© Pedro Lobo
Planta
Planta
©  Pedro Lobo
© Pedro Lobo

Desenham-se princípios de intervenção coerentes com uma estratégia política, o Projecto Terra. À escala da vilacriam-se tensões, interdependências funcionais e volumétricas que ultrapassam a superficialidade de um “plan masse” para o perímetro urbano. A solução do Mercado da Terra empresta a esta ideia a utilidade simbólica do sistema, da regra e do grupo. E a noção de que estas características lhe permitiram acompanhar os momentos de opção política, de alterar os “projectos” dentro do projecto. Criou e respondeu simultaneamente a novas necessidades de programa. Já foi maior, menor, teve um edifício multiuso, arena e agora tem picadeiros e campos de provas equestres.  Mantém-se ainda actualmente como expoente máximo dessa ambição, coxo apenas enquanto aguarda outras ligações, outros membros de um desenho político.

© Hugo Carvalho Araújo
© Hugo Carvalho Araújo

O complexo surge como uma morfologia improvável para uma feira do gado, distanciando-se dos pavilhões volumosos prefabricados. Coloca-se no remate da vila, mas liberta o fecho da malha urbana para o fazerem outros possíveis equipamentos, mais indicados. A sua função é outra, transita entre a ruralidade imediata dos arrabaldes e o núcleo da vila história, com dignidade. Coabita com palacetes, jardins e capelas. Apesar das sucessivas rectificações do projecto, manteve sempre os conceitos que se estabeleceram no início do processo. A estrutura do plano é constituída por uma malha ortogonal, que se relaciona com as vias existentes e reforça os enfiamentos visuais em relação ao rio. Esta malha é uma guia de referência para posicionar elementos chave da proposta, estabelecendo relações de proporção com construções relevantes ou pontos de interesse paisagístico.

© Hugo Carvalho Araújo
© Hugo Carvalho Araújo

Surge deste modo o formalismo e a aparente informalidade na lógica da composição, uma vez que sobre esta malha se sobrepõe uma composição arquitectónica e uma topografia que se adequa à serenidade da paisagem. As construções não interferem com o carácter rural da área de intervenção, nem com o seu ambiente, mantendo a estrutura de pequena escala, parcelada, com a quebra suave de perspectiva proporcionada pelos muros adjacentes à via principal.

Planta
Planta

Durante a elaboração dos primeiros estudos para a fase 1 – Feira do Gado, a falta de referências próximas em programas similares levou a alguma indefinição na área que o equipamento deveria ocupar. Por uma lado por causa necessidade de da aquisição de terreno e por outro porque a base de comparação mais próxima que tínhamos era a feira que já se realizava. Acabou por ser esse o modelo para a implantação, uma estrutura linear de boxes, com percursos e largos, em malha de quadrícula semelhante a um pequeno bairro.

©  Pedro Lobo
© Pedro Lobo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Mercado do Gado / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design" 24 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803390/mercado-do-gado-carvalho-araujo-arquitectura-e-design> ISSN 0719-8906