O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Públicos
  4. França
  5. Atelier du Pont
  6. 2016
  7. Escritórios da Comunidade de Municípios / Atelier du Pont

Escritórios da Comunidade de Municípios / Atelier du Pont

  • 11:00 - 27 Janeiro, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Escritórios da Comunidade de Municípios / Atelier du Pont
Escritórios da Comunidade de Municípios / Atelier du Pont, © Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

© Takuji Shimmura © Takuji Shimmura © Takuji Shimmura © Takuji Shimmura + 28

  • Arquiteto Associado

    Michel Joyau
  • Engenharia Estrutural

    Arest
  • Engenharia de Fluidos

    Area
  • Economia da Construção

    ECB
  • Acústica

    Serdb
  • Paisagismo

    Paula Paysage
  • Sustentabilidade

    Plan02
  • Cliente

    Communauté de Communes du Pays des Herbiers
  • Mais informações Menos informações
© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

História e contexto

A Comunidade de Municípios do Pays des Herbiers foi criada em 1995. Ela possibilita que oito municípios da região de Vendée partilhem recursos e competências nos domínios de desenvolvimento econômico, urbanismo, do meio ambiente e do padrão de vida. Como o resto da Vendée, o Pays des Herbiers é uma área rural com um forte senso de identidade. Também é economicamente muito robusta e abriga inúmeras empresas ativas a nível nacional.

© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

O novo Hôtel des Communes (Escritórios da Comunidade de Municípios) foi construído como uma extensão da Câmara Municipal de Herbiers, uma mansão do século XIX situada num parque público. A arquitetura contemporânea do novo edifício oferece aos seus cidadãos uma ferramenta personalizada, de alto desempenho, que reconcilia paisagem, patrimônio arquitetônico e modernidade. É uma expressão da influência territorial da região e da cooperação local de alto nível.

© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

Escultura da Paisagem

Um edifício que se aproxima da Land Art

O Hôtel des Communes representa um tipo de arquitetura escultural que se aproxima da Land Art (integração da natureza e arte). É um edifício inteligente e espetacular que capitaliza os pontos fortes de seu local - o parque público, as árvores, e a prefeitura atual - para se inserir suavemente na paisagem.

© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

Flexível e atlético, se arranja em torno das árvores existentes, envolvendo-as para preservá-las. Ele se expande para o céu e para o exterior no parque, encontrando seu lugar sem perturbar a harmonia do lugar. Ele serpenteia leve e graciosamente, e sua pele tira o melhor proveito do caminho do sol.

© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura
Corte
Corte
© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

Apesar de seu tamanho, só é revelado parte de seu todo. Os lados visíveis, que são proporcionais aos edifícios circundantes, misturam-se com a paisagem urbana, enquanto suas curvas e textura fazem do edifício um evento singular na cidade. Como uma instalação, se esconde sob a reflexão da paisagem circundante em sua pele, como se fosse um camaleão.

© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

Trabalhando entre as árvores

A inteligência da forma do edifício reside na maneira como ele aumenta o tamanho da fachada e, portanto, os espaços de trabalho, reduzindo as áreas técnicas ao mínimo necessário. Os escritórios do Hôtel des Communes são agrupados em núcleos compactos e eficazes para criar maiores sinergias de trabalho. O piso térreo abriga os escritórios que prestam serviços públicos (registro civil, hall de casamento, etc.). Os espaços nos pavimentos superiores foram concebidos para serem eficazes e flexíveis, com base no princípio de escritórios modulares. As circulações curvas conectam um espaço a outro. Eles permitem que as pessoas caminhem pelo edifício ou entrem na prefeitura existente de forma fluida, com uma sensação de continuidade, enquanto permanece imerso no verde do parque circundante.

© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritórios da Comunidade de Municípios / Atelier du Pont" [Community of Municipalities' Offices / Atelier du Pont] 27 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803337/escritorios-da-comunidade-de-municipios-atelier-du-pont> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.