Casa em Caselas / phdd arquitectos

Casa em Caselas / phdd arquitectos - Mais Imagens+ 21

Lisboa, Portugal
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Bairro de Caselas, em Lisboa, foi construído em 1949 e desenhado pelo Arquiteto António Couto Martins.

Com uma organização regular e ortogonal este bairro é caracterizado pela adaptação da sua malha urbana a alguns elementos pré-existentes, como a Igreja, que serviram de referência aos seus principais eixos.

© Francisco Nogueira

Localizado no limite do Parque Florestal de Monsanto este bairro tem um ambiente muito próprio e calmo, característico das aldeias que serviram de inspiração à sua concepção.

É um bairro social de moradias geminadas composto por lotes com construções em dois pisos de pequena dimensão que, de uma forma geral, tem mantido as suas características morfológicas.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

O projeto procura adaptar a construção existente às necessidades quotidianas sendo o principal desafio a adaptação dos espaços muito pequenos, característicos destas casas, a uma vivência contemporânea.

Respeitando a morfologia do edifício a intervenção consiste na adição estratégica de dois volumes à pré-existência. A Sul, o volume estreito de apenas um piso assume as diferentes épocas de construção para a frente de rua. Sobre o logradouro um volume de três pisos procura resolver as necessidades principais do programa criando espaços com dimensões adequadas á utilização da casa.

© Francisco Nogueira

Distribuindo a casa por três pisos de dimensões modestas o projeto procura explorar no exterior as características da vida rural que se encontra neste tipo de bairro.

Corte

A organização e distribuição dos espaços foi feita com base na privacidade e na relação do jardim com os espaços sociais da casa.

© Francisco Nogueira

No piso em cave está uma casa de banho social, lavandaria e um escritório/sala de estar aberto para um pátio e no piso superior os quartos e uma casa de banho.

Planta
© Francisco Nogueira

No piso térreo, de entrada em casa, fica a sala de estar, sala de jantar e cozinha, tudo num espaço amplo que vive uma relação muito forte com o exterior.

Planta
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Caselas / phdd arquitectos" [House in Caselas / phdd arquitectos] 20 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803328/casa-em-caselas-phdd-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.