Residência Kyoto / EXH Design + Anoffice

Residência Kyoto / EXH Design + Anoffice - Mais Imagens+ 20

Kyoto, Japão, Japão
  • Arquitetos: Anoffice, EXH Design; EXH Design, Anoffice
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Zhang Xi
© Zhang Xi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em meio à área residencial local em Kyoto, EXH completou uma casa privada com a colaboração dos arquitetos de Anoffice. A incorporadora dividiu o lote em quatro fatias de 4,2 m por 15 de fundo. O cliente tem propriedade do último lote à oeste, terreno que desfruta uma grande vista para a vizinhança e o sol da tarde.

© Zhang Xi
© Zhang Xi

O volume do edifício é resultado de uma restrição de construção de Kyoto - a altura e angulação da cobertura inclinada deveria ser projetada para permitir a visualização do céu por parte dos pedestres.

Diagrama da vista do céu

Para criar um diálogo com seus vizinhos e permanecer invisível na área residencial, o edifício utiliza os mesmos materiais das casas do entorno exceto por grandes aberturas que convidam a luz natural e proporcionam belas vistas. Como os vizinhos possuem suas janelas fechadas a maior parte do tempo, é interessante observar a cena da rua enquanto se está sentado confortavelmente dentro da casa. É como se a casa estivesse envolta por um filme vivo que acontece todos os dias. 

© Zhang Xi

O pavimento térreo abriga o estúdio, enquanto o primeiro e segundo estão um duplex como área de estar principal com entradas separadas aos fundos. Como uma casa pré-fabricada de madeira, a estrutura pode ser exposta o máximo possível nos interiores, exceto a cobertura e a parede externa por medidas de segurança contra incêndios. Os mesmos painéis de madeira são utilizados nos armários da cozinha e piso.

© Zhang Xi
Plantas
© Zhang Xi

Todas as aberturas atuam para conectar mais a casa com o exterior, e organizadas de acordo com as vistas selecionadas pelos proprietários e projetistas. Existe um prazer ao abrir a janela no térreo e sentar na sua borda, olhando para o pequeno jardim inspirado nos jardins tradicionais japoneses. O segundo e terceiro pavimentos fazem do espaço da rua um show privado. As cortinas possuem papel fundamental na divisão dos espaços e na definição do grau de privacidade da casa.

© Zhang Xi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Kyoto / EXH Design + Anoffice" [Kyoto Residence / EXH Design + Anoffice] 18 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803222/residencia-kyoto-exh-design-plus-anoffice> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.