Residência em Soto del Real / Alberich-Rodríguez Arquitectos

Residência em Soto del Real / Alberich-Rodríguez Arquitectos - Mais Imagens+ 33

Soto del Real, Espanha
  • Arquitetos: Alberich-Rodríguez Arquitectos; Alberich-Rodríguez Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  405
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias: Ángel Álvarez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Galassia, Runtal, Schüco-System, Zucchetti
  • Arquitetos Encarregados: Emilio Rodríguez, Francisco Domouso
  • Cidade: Soto del Real
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Ángel Álvarez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda referia-se a projetar uma residência unifamiliar de programa convencional, destinada a um casal com dois filhos em um lote próprio de uma região residencial típica da serra madrilenha, em um entorno sem qualquer qualificação.

© Ángel Álvarez

Neste sentido, decidimos agregar uma peça identificável a este local desordenado, ou ainda, heterogêneo, uma região suburbana da cidade, sem nenhum interesse arquitetônico.

© Ángel Álvarez

Como escreveu Moreno Galván: "Os edifícios são feitos para uma finalidade determinada. A arquitetura, porém, é feita a partir de uma situação, uma compreensão das coisas, uma imagem do mundo".

© Ángel Álvarez

A escala do edifício, assim como a impossibilidade de propor espaços de caráter público que gerassem relações entre os mesmos, fez com que focássemos nossa proposta no projeto de um elemento de forte presença geométrica, centrado em si próprio, capaz de afirmar sua presença frente aos absurdos heterogêneos das residências do entorno.

© Ángel Álvarez

Sua estrita geometria, pensada em termos de uma organização clara, serve para projetar corpos precisos e puros, conformando uma entidade absoluta. A arquitetura proposta, distante de formalismos fátuos e utopias inalcançáveis, busca ser coerente com sua imagem final, sem perder a dimensão humana que a relaciona com seus habitantes. Buscamos obter uma unidade arquitetônica esquemática, lisa. 

© Ángel Álvarez
© Ángel Álvarez

A prática nos leva a concretizar o projeto da planta como um edifício austero, um programa simples e resolvido de maneira realista. O edifício consta de uma planta de subsolo, térreo e primeiro pavimento. A clareza tipológica e construtiva do projeto se transforma em sua principal virtude. Ao mesmo tempo resolveu-se a implantação e o volume do conjunto com grande economia de recursos. Da mesma forma, a homogeneidade dos materiais utilizados, a simplicidade da composição das fachadas, e o agrupamento distributivo dos serviços, contribuem para definir a simples, mas eficaz, execução do edifício.

© Ángel Álvarez

A distribuição interna do tipo de residência desenvolvida é resolvida otimizando a superfície de cada área habitável, agrupando os núcleos sanitários, e eliminando sempre que possível a perda de espaço em corredores e hall de entrada. Este núcleo sanitário fixo facilita a possibilidade de variar e/ou ampliar certos cômodos da casa, removendo as paredes de separação. Por isso, optou-se por um sistema estrutural de lajes sobre paredes e pilares de concreto armado. A comunicação direta entre os diversos ambientes contíguos garante flexibilidade de uso à residência, permitindo múltiplas relações e circulações entre os mesmos.

© Ángel Álvarez

Um pátio inglês nos permite o acesso, a iluminação e a ventilação direta ao pavimento subsolo. O primeiro pavimento avança em balanço sobre o pátio, como uma cobertura, colaborando na definição de seus limites, qualificando-o como um ambiente extra.

© Ángel Álvarez

O desenho das áreas externas constituiu uma preocupação prioritária do projeto. A proposta teve um cuidado especial: entendemos que nesses espaços se dará parte do habitat comunitário, e as relações de vizinhança que queremos favorecer.

© Ángel Álvarez

Diante das restrições tipológicas impostas pela legislação, o programa e o orçamento, optou-se pela abstração como estratégia de composição nas fachadas.

© Ángel Álvarez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Soto del Real / Alberich-Rodríguez Arquitectos" [ Vivienda en Soto del Real / Alberich-Rodríguez Arquitectos] 21 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803212/residencia-em-soto-del-real-alberich-rodriguez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.