Reforma do apartamento / atelier7architektura gnich sp.z o.o.

Reforma do apartamento / atelier7architektura gnich sp.z o.o. - Mais Imagens+ 19

  • Projeto Interiores: atelier7architektura gnich sp.z o.o.
  • Projeto Iluminação: Arkadiusz Raczyński
  • Instalações: Pamb Jadwiga Gąsiorek
  • Ar Condicionado: JG-JG s.c.Jerzy Galas
  • Estrutural: atelier7architektura gnich sp.z o.o.
  • Projetista Construção: Cyba-Jacek Cybulski
  • Projeto Elétrico E Fornecimento De Energia: electrides Mariusz Pol
  • Cidade: Warszawa
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
© Bartosz Makowski

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto envolveu a revitalização e expansão de um edifício que ocupa um bloco na Rua Wilcza 72 in Varsóvia, e condução do diálogo entre o antigo e o novo no tecido construído. Foi importante dar uma segunda vida ao edifício, que testemunhou a história polonesa e o equipar com elementos de arquitetônica contemporânea, seguindo as regras aplicáveis de conservação.

© Bartosz Makowski

O edifício é envolto por edifícios do pré-guerra, entre um hotel de 5 estrelas e um complexo de edifícios da Universidade de Tecnologia de Varsóvia. Além disto, o edifício possui buracos e marcas de bombardeio de guerra, cobertos com vidro e destacando assim um traço da história.

© Bartosz Makowski

Complementa o denso tecido urbano da cidade e enriquece a fachada do edifício existente, que não apenas sobreviveu a Segunda Guerra Mundial, mas também eventos históricos da vida polonesa.

Corte
Corte

Em estilo clássico, o edifício reergue o prestígio de sua fachada e introduz os detalhes arquitetônicos que antigamente haviam deixado de existir. Trabalhos em gesso e madeira introduzem o sentimento de frescor urbano. O topo da fachada frontal oculta o terraço do apartamento do último pavimento. Simples em sua forma, a cobertura traz aspirações francesas, e o térreo acabado em pedra enfatiza a importância destes locais urbanos que animam os espaços, convidando os transeuntes para seu interior. Cada apartamento possui sua varanda. Pátios abrigam alguns elementos fixos graças a seu caráter universal, um local para integrar os moradores na organização de eventos. O edifício também conta com alguns espaços comerciais, como um escritório de arquitetura em um anexo, e o térreo abriga um salão de beleza, farmácia, dentista, advogado, etc. O escritório de arquitetura está em um dos dois grandes blocos de madeira que estão em balanço no pátio; no outro está um apartamento duplex. 

© Bartosz Makowski

Estes edifícios lembram os tempos difíceis da guerra e é por isso que os investidores e arquitetos queriam enfatizar a memória ao deixar mas marcas e buracos de tiros na fachada frontal, protegidos por vidro e iluminados a noite. O respeito com o qual o edifício foi tratado é reconhecido em uma série de artigos dedicados ao projeto. Após seis anos de sua inauguração, o edifício ainda é apreciado e vem recolhendo numerosos elogios de usuários, visitantes e mídia, provando que o futuro da arquitetura atemporal, que não segue cegamente os estilos da moda, e sim que se adapta ao contexto afetando positivamente o prestígio da área.

© Bartosz Makowski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Wilcza 72, Warszawa, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma do apartamento / atelier7architektura gnich sp.z o.o." [Apartment House Renovation / atelier7architektura gnich sp.z o.o.] 15 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803191/reforma-do-apartamento-atelier7architektura-gnich-s-oo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.