Casa Hadar / Asante Architecture & Design

Casa Hadar / Asante Architecture & Design - Mais Imagens+ 15

Åfjord, Noruega
  • Arquitetos: Asante Architecture & Design; Asante Architecture & Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Höganäs, Kakelugnspannan, Rennebu Sag- og Trekultur
  • Colaboradores: Bygda 2.0 AS, Stokkøy Utbygging AS
  • Cidade: Åfjord
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
© Marius Rua

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma pequena casa próximo à água da costa da Noruega e com vistas para as ilhas vizinhas e o Mar da Noruega. A casa é parte do projeto Bygda 2.0, um empreendimento rural na ilha de Stokkøya focado no desenvolvimento de casa contemporâneas em um vilarejo dinâmico. Atividades de pesquisa e de negócios são combinados com espaços de morar, trabalhar, desfrutar e relaxar. Arquitetura e sustentabilidade são o foco. 

© Marius Rua

O cliente, um chef atuante na mesma ilha decidiu se instalar de vez e estar rodeado por esta bela paisagem e pelo conceito que rege o entorno. Seu sonho era uma pequena casa onde ele pudesse ver o mar de todos os ambientes e resultou em um edifício que coexiste em harmonia com a natureza, onde pode inclusive pescar diretamente de sua varanda.

Planta

A casa é separada em duas unidades. A inferior consiste de entrada e banheiro, e a superior de uma cozinha, sala de estar e um loft situado por sobre a cozinha. Estas duas unidades estão levemente afastadas uma da outra; esta diferença faz com que a frente da casa naturalmente possua um espaço aberto convidativo para a entrada em relação à rua, enquanto cria intimidade e privacidade para a fachada do banheiro e voltada para a água. As aberturas são menores quando voltadas para a rua e maiores e mais panorâmicas quando voltadas para a água.

© Marius Rua

A casa e suas esquadrias são construídas em madeira. A fachada externa teria que suportar as condições extremas e são portanto construídas de madeira pré-queimada livre de manutenções, uma técnica tradicional japonesa incorporada ao contexto norueguês. Parte da casa está apoiada em pilares de madeira, com degraus em pedra que levam à água e a outra parte da casa está sobre vigas de concreto por sobre o chão sólido. A cobertura é revestida de grama selvagem, acrescentando verde à paisagem rochosa. O sistema de aquecimento conta com um forno a lenha moderno que funciona juntamente com uma serpentina de água aliados ao aquecimento solar. 

© Marius Rua
Corte
© Marius Rua

Painéis de madeira com diferentes tratamentos oferecem uma variedade de cores no interior da casa. O revestimento do piso destacam a entrada da casa e as áreas molhadas; a banheira é revestida com os mesmos azulejos do piso do banheiro. É incorporada ao piso para proporcionar uma vista sem interrupções da natureza do entorno dando a sensação de estar completamente imerso na paisagem. As lâminas trapezoidais da cobertura interna são deixadas aparentes para criar um divertido contraste com a calidez da madeira enquanto refletem a luz do céu e a água dentro do edifício. 

© Marius Rua

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Hadar / Asante Architecture & Design" [Hadar’s House / Asante Architecture&Design] 20 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803188/casa-hadar-asante-architecture-and-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.