Residência PIBO / OYO

Residência PIBO / OYO - Mais Imagens+ 25

Maldegem, Bélgica
  • Arquitetos: OYO; OYO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  175
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Thomas De Bruyne
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Betowest, Brimat, Piet Bollé, Zinco
© Thomas De Bruyne

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência unifamiliar feita pelo escritório OYO é o resultado de uma estreita colaboração entre e o cliente e o arquiteto. A OYO deu carta branca e abriu a possibilidade para centrar-se em um edifício sustentável e compacto desde início. Diferentemente da maioria das residências unifamiliares da Bélgica, o escritório começou com a ideia de colocar as salas de estar na parte superior dos dormitórios. Em uma casa composta com níveis intermediários era importante estabelecer relações cruzadas entre os espaços e as condições de luz natural em todos os espaços.

© Thomas De Bruyne

A residência está definida pela continuação do solo, criando uma cobertura verde elevada e contínua. A única exceção: dois volumes sobre a superfície verde. Um define a entrada e o outro permite que a luz alcance a sala de jantar. A abertura está dimensionada em relação as condições de luz, mas está posicionada com cuidado para manter a privacidade dos habitantes em direção à rua. O uso da madeira e materiais cálidos foi uma decisão inspirada para criar um ambiente interior escandinavo. O equilíbrio da luz e materiais com a pedra, madeira e superfícies brancas são os elementos que geram unidade. 

© Thomas De Bruyne
Corte
© Thomas De Bruyne

Desde a fase de desenho até a construção da residência, o principal objetivo dos arquitetos foi utilizar seletivamente todos os materiais na sua máxima potência. Utilizou-se uma base de concreto para criar uma moldura de madeira clara, que foram preparadas em um armazém local e montadas juntas no local. Uma membrana de borracha envolve a casa para proteger o interior das mudanças de temperatura e trabalha como um dos elementos da fachada. Esta técnica pouco ortodoxa permite que o material mude seu aspecto a medida que passa o dia nas mudanças de estação e do clima. Em cada estação existem diferentes plantas com flores na parte superior. Devido a continuação da cobertura até o nível do solo, um teto verde singular é concebido de maneira que tanto a fachada quanto cobertura variam sua cor todo o tempo.

Planta Baixa - primeiro pavimento
Planta Baixa - segundo pavimento

A churrasqueira pode ser utilizada tanto no interior com no exterior. No verão é utilizada para churrascos e para os jantares no terraço coberto. O terraço é feito com uma cobertura de madeira contínua que conecta as salas de estar e cozinha com os espaços exteriores. Na cobertura de madeira, também encontramos uma pequena piscina. Quando sai o sol, surge um lúdico reflexo sobre o teto no interior da casa. 

© Thomas De Bruyne
Corte
© Thomas De Bruyne

Esta residência possui um excelente rendimento energético devido ao isolamento entre a moldura de madeira e a capacidade térmica criada pelo teto verde. Algo que não pode ser notado quando um se aproxima da casa são os painéis solares, que estão acima dos volumes da área de entrada e da sala de jantar, todos com orientação sul. Soma-se a isso as demandas de energia dos residentes além de contribuir com a ambição sustentável que os clientes tinham desde o início quando sonhavam com seu novo lar. 

© Thomas De Bruyne

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência PIBO / OYO" [House PIBO / OYO] 14 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803178/residencia-pibo-oyo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.