Casa Splow / Delution Architect

Casa Splow / Delution Architect

© Fernando Gomulya© Fernando Gomulya© Fernando Gomulya© Fernando Gomulya+ 28

Tebet, Indonésia
  • Arquitetos: DELUTION
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo Fotografias:  Fernando Gomulya
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Aneka Papera Indah, Habitat, Onel
  • Arquitetos Responsáveis:Muhammad Egha, Hezby Ryandi, Sunjaya Askaria, Fahmy Desrizal
  • Cliente:Firman & Dissy
  • Equipe De Projeto:Indira Pramundita Setiadewi, S.Ars
  • Equipe Técnica:Pandu Eka Panca
  • Construção:CRI (Past Conclution)
  • Gestão Do Projeto:Fadlil Fikrudin, Tegar Prabasaki
  • área Do Terreno:90 m²
  • Cidade:Tebet
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como Jacarta é uma das cidades mais populosas do mundo, nós enquanto arquitetos devemos encontrar soluções quando nossos clientes querem que projetemos uma casa confortável em uma pequena área com muito espaço requerido e orçamento limitado. Em um terreno de 6 x 15 m, os arquitetos tentaram fazer com que a casa seja banhada pelo sol e tenha boa circulação de ar para economizar energia com o espaço e orçamento adequados. 

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

A casa de 6 metros de testada está localizada em Tebet, Jakarta Selatan. O orçamento limitado fez o arquiteto criar uma casa separada que pode ser ampliada no futuro. O conceito de casa separada foi o utilizado para manipular a fachada da casa, uma vez que a casa possui três pavimentos no total, mas apenas dois são vistos na fachada da rua, fazendo com que a casa se ajuste às alturas da rua.

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

O conceito separado faz com que cada um dos pavimentos sejam contabilizados como meio piso, do primeiro ao quinto mezanino, com cada pavimento construído de acordo com o orçamento do cliente. Para esta fase, foi decidido construir os primeiros três mezaninos e postergar os últimos dois. Para isto, as fachadas construídas estão completamente acabadas, dando a impressão que a casa está concluída quando vista do exterior. Os diferentes mezaninos são conectados por um grande vazio que se torna a fonte principal de luz e ventilação natural, preenchendo o espaço ocupado pelas escadarias que dão acessos aos pavimentos. O vazio permite a interação de pessoas em diferentes pavimentos. 

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

A casa está recuada 1 m em um dos limites dos terrenos laterais como estratégia para incentivar as trocas calor, além de espaço para tubulações, equipamentos externos, armazenamento de bicicletas e acesso secundário. 

Diagrama
Diagrama

A cozinha está integrada com a sala de jantar no primeiro mezanino. Para contornar o espaço limitado, a mesa de jantar é extensível, e pode ser aberta quando necessário. 

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

Como estratégia de segurança, um painel de vidro cobre o chão do segundo mezanino para que seja possível ver o acesso da casa e fonte alternativa de iluminação natural.

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

A fachada superior frontal da casa avança 2,5 do volume total para que possa cobrir a garagem e o terraço frontal para ser utilizado como área externa para hóspedes. No segundo pavimento há uma abertura superior para circulação de ar do banheiro principal, compondo uma interessante fachada. 

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Splow / Delution Architect" [Splow House / DELUTION] 14 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803161/casa-splow-delution-architect> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.