O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Residencial
  4. Portugal
  5. Adalberto Dias
  6. 2007
  7. Edifício Casas Brancas / Adalberto Dias

Edifício Casas Brancas / Adalberto Dias

  • 09:00 - 13 Janeiro, 2017
Edifício Casas Brancas / Adalberto Dias
Edifício Casas Brancas / Adalberto Dias

Edifício Casas Brancas / Adalberto Dias Edifício Casas Brancas / Adalberto Dias Cortesia de Adalberto Dias Edifício Casas Brancas / Adalberto Dias + 27

  • Arquitetos

  • Localização

    R. Orfeão do Porto, 4150 Porto, Portugal
  • Arquiteto Responsável

    Adalberto Dias
  • Equipe

    Ana Claudia Monteiro, Helder Coelho
  • Área

    9165.0 m2
  • Ano do projeto

    2007
  • Estruturas

    GEG
  • Electricidade e Telecomunicações

    Rodrigues Gomes Associados
  • Águas e Saneamento

    AZ76 Consultores de Investimento e Engenharia
  • Cliente

    Douro Atlântico Sociedade imobiliária S.A.
  • Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício desenha-se com a forma de um livro aberto, com as duas capas – os seus alçados principais orientados para o espaço público, e as páginas - a sua escrita, para o interior de um quarteirão com uma necrópole entalada nas parcelas irregulares que sobraram numa envolvente massacrada por vias de atravessamento local e suburbanas.

A forma base é a de um edifício corrente e retangular que se estende até aos limites do lote, que se corta longitudinalmente em duas metades e que rodam no ponto de tensão da parcela. Neste ponto charneira e sob a sombra das árvores ali existentes, emerge um banco de jardim, momento que se quer de encontro e sociabilidade e que referencia a entrada do edifício.

Cortesia de Adalberto Dias
Cortesia de Adalberto Dias
Maquete
Maquete

Formatado em livro, o edifício abre-se para toda a realidade envolvente, mostrando-a, e mostrando a evidência e a inevitabilidade do seu tipo edificatório e do seu significado.

Não é imediata a leitura da sua forma. Essa descoberta é revelada pelo contorno exterior do edifício, ou no percurso quase encriptado desde a entrada a um dos pisos habitacionais. Entra-se a poente no átrio encerrado do piso térreo revestido a verde Donay, e acede-se pelas escadas ou elevadores aos átrios dos pisos superiores abertos, que se encontram a nascente e que servem as galerias- sistema de acessos do edifício.

Corte / Fachada
Corte / Fachada

Os alçados são distintos e puros, sem revestimento. Os que se orientam para o quarteirão são dinâmicos, contidos, e escrevem as galerias que continuam nos planos inclinados do corpo das escadas; os alçados para o espaço público, todos envidraçados para diluir programas e os limites entre interior e exterior, dispõem-se numa malha que acentua e reforça o tipo construtivo de pórticos transversais dos módulos arquitetônicos – módulo sala ou módulo quartos, e que incluem as áreas de serviço que se orientam para a galeria desnivelada.

Programa e espaço, forma e estrutura, sobrepõem-se e coincidem, como deve ser. Tudo se reduz à sua essencialidade, como numa maquete de material branco, sugerindo assim o betão aparente da mesma cor. Que se quis liso e luzidio como um gesso estuque.

Croqui
Croqui

O passeio sul e sua área comercial, são ensombrados por uma alameda de Jacarandás (Jacaranda Mimosifolia), árvore de copa irregular, despenteada e de exuberante e perfumada flor violácea. O necessário para equilibrar a luminosidade do branco e a ordem geométrica da fachada.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Adalberto Dias
Escritório
Cita: "Edifício Casas Brancas / Adalberto Dias" [White Houses Building / Adalberto Dias] 13 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803025/edificio-casas-brancas-adalberto-dias> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários