Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Instituto Casa do Choro / Ateliê de Arquitetura + Alfredo Britto + B|AC

Instituto Casa do Choro / Ateliê de Arquitetura + Alfredo Britto + B|AC

© MCA Estudio © MCA Estudio © MCA Estudio © MCA Estudio + 23

  • Autores

    Alfredo Britto, João Pedro Backheuser, Anna Backheuser e Elaine Fachetti
  • Equipe

    Ilana Luztman, Evelyn Gomes e Valmir Azevedo
  • Obra Civil/

    Studio G
  • Luminotécnica

    Rio Branco e Faccini
  • Cenotécnica

    Pedro Lessa
  • Acústico

    Celso Junto e Roberto Thompson Motta Arquiteto Ltda.
Mais informações Menos informações
Collage
Collage

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Instituto Casa do Choro busca dotar a cidade de local onde a preservação, o ensino, a prática e a produção do choro possam ser adequadamente abrigadas. 

© MCA Estudio
© MCA Estudio

O prédio que abriga o instituto integra um conjunto arquitetônico de grande interesse cultural para a cidade do Rio de Janeiro e está implantado num lote típico do centro da cidade, com dimensões de 10,00 m de frente por 21,00 m de fundo. Um sobrado constituído pelo térreo e mais dois pavimentos concebido no período de predominância do Ecletismo e de liberdades estilísticas com fachada com nítida inspiração mourisca, o que fez com que ganhasse a alcunha de “Mourisquinho”.

© MCA Estudio
© MCA Estudio

A implantação do programa arquitetônico necessário ao pleno funcionamento das atividades da Casa do Choro exigiu a retirada dos elementos internos remanescentes e a introdução de uma estrutura metálica independente delineando uma nova organização espacial interna. Significa a presença de um edifício dentro do outro. A volumetria, sua cobertura com a cúpula marcante e a fachada principal com seus adornos em massa, detalhes em ferro e esquadrias em madeira foram rigorosamente restauradas a partir de prospecção e pesquisa de material fotográfico.

© MCA Estudio
© MCA Estudio

A nova ocupação permitiu uma recepção e um pequeno auditório no térreo com capacidade para 100 pessoas que permite uma agenda com programação com o melhor do gênero musical; um arquivo com espaço de consulta para guardar todo o acervo da Escola de Choro – um dos melhores do Brasil, administração e salas de aula em diversas dimensões nos pavimentos intermediários e no último pavimento um bar de apoio para os alunos, encontros e realização de Rodas de Choro. Todos interligados por um só prisma composto de escada metálica e elevador.

Corte
Corte

O contraste entre o “antigo prédio” e o novo é mantido pelas paredes com tijolo maciço aparente e a estrutura metálica nova destacada na cor goiaba. Os demais materiais facilitam a manutenção do movimento intenso do dia-a-dia com a predominância do piso em concreto moldado, a madeira de demolição e os revestimentos tipo laminado.

© MCA Estudio
© MCA Estudio

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: R. Visc. de Pirajá, 550 - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Instituto Casa do Choro / Ateliê de Arquitetura + Alfredo Britto + B|AC" [Casa do Choro Institute / Ateliê de Arquitetura + Alfredo Britto + B|AC] 09 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802647/instituto-casa-do-choro-atelie-de-arquitetura-plus-alfredo-britto-plus-b-ac> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.