602 / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura

602  / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Janela602  / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Fachada, Janela, Jardim, Aido, Pátio602  / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Mesa, Cadeira, Iluminação602  / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Janela602  / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Belotto Scopel Tanaka Arquitetura; Belotto Scopel Tanaka Arquitetura
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eduardo Macarios
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Herman Miller, Focus Climatização, Fucional, Led Iluminação, Móveis Molletta
602  / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Janela
© Eduardo Macarios

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Centro Comercial Jatobá, significativo edifício pós-moderno de Curitiba construído na década de 90, o escritório de um grupo de investidores em tecnologia foi projetado segundo novos conceitos de ocupação e organização dos espaços.

602  / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Cadeira, Janela
© Eduardo Macarios

A empresa com perfil jovem e inovadora na área digital apostou nos conceitos de flexibilidade, integração dos usos, comunicação e bem-estar apontados pelos arquitetos como condutores de projeto.

602  / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Iluminação, Janela, Cadeira
© Eduardo Macarios

O programa de necessidades foi simplificado, sendo 25 postos de trabalho, sala de reuniões, banheiros masculino e feminino, copa e depósito. No entanto havia o desafio de integrar este novo espaço com uma sala existente e um prazo de 45 dias para entrega da obra finalizada.

602  / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Mesa, Viga
© Eduardo Macarios

Com uma proposta atual, coerente com o prazo e com as características do espaço existente, os arquitetos tomaram partido da estrutura original do edifício, e valorizaram elementos construtivos importantes da obra, como a planta livre, a laje e vigas aparentes e a pele de vidro na fachada.

602  / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga
© Eduardo Macarios

A partir desses elementos o projeto foi estruturado. Na área de transição entre as salas foi proposto um lounge para integração dos funcionários das duas unidades. No eixo principal foram distribuídas as estações de trabalho, e o setor de serviços (instalações de banheiros, copa, depósito e área técnica) ficou oculto por um painel em madeira naval. No final do escritório os arquitetos posicionaram a sala de reuniões e optaram por deixá-la parcialmente integrada através de uma estante que serve como divisória e apoio para objetos e materiais.

Cortes
602  / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Eduardo Macarios

Na intervenção de aproximadamente 230 m² foi descartado o forro existente, que escondia a estrutura ritmada das vigas, e para iluminação, foram utilizados spots fixados em eletrocalhas industriais, deixando toda infraestrutura aparente. Da mesma forma, os dutos de ar condicionado ficaram a mostra, então foram substituídos e redistribuídos conforme a nova necessidade. 

602  / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Mesa, Cadeira, Bancada
© Eduardo Macarios

“A partir da configuração de um layout simples e funcional, o espaço pode ser compreendido na sua totalidade. O setor operacional se destaca na área central e todo mobiliário ficou solto no ambiente. Para quebrar o ritmo das estações de trabalho, projetamos alguns móveis em estrutura metálica e madeira para deixar o ambiente mais humanizado”.   

602  / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela
© Eduardo Macarios

“Nessa tendência do trabalho colaborativo, em que se prioriza uma comunicação cada vez mais dinâmica, nossa proposta foi a integração dos espaços a partir de um layout flexível, o que proporciona o trabalho em grupo. Além desse cuidado, projetamos um amplo espaço de convívio com mobiliários confortáveis para descanso e descontração”.

602  / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Eduardo Macarios

Mesmo com uma proposta mais informal, o escritório não deixa de passar seriedade. No geral as cores são sóbrias e neutras, predominando o preto, branco e cinza. A madeira, como um material mais quente, aparece em alguns elementos de destaque, como mobiliários soltos e painel, tornando o ambiente mais agradável. A cor azul foi utilizada pontualmente fazendo referência à marca da empresa. “Conforto e uma sensação de bem-estar foram primordiais nesse projeto onde valorizamos espaços mais humanos.”

Planta - Layout

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Pasteur, 463 - Batel, Curitiba - PR, 80250-080, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "602 / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura" 13 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802623/602-belotto-scopel-tanaka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.