Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González

Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González - Imagem 2 de 29Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González - Imagem 3 de 29Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González - Imagem 4 de 29Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González - Imagem 5 de 29Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos Encarregadosos: Juan Carlos Bamba, Ignacio de Teresa, Alejandro González
  • Colaboradores: Richard Guaranda, Rafael López
  • Orçamento: (total) 40.000 $, (unitário) 97,5 $/m2
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González - Imagem 7 de 29
© JAG Studio

Delimitar

A residência, no início da encomenda, era um lugar onde se pudesse pernoitar e observar o jardim. Não era, sequer, uma casa de fim de semana, o que permitiu questionar e explorar novas relações com a inclinação do terreno. A implantação do projeto começa com a escolha, por parte do cliente, de duas árvores entre as quais ele quis situar um observatório a partir do qual pudesse ser controlado o crescimento do jardim. 

Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González - Imagem 27 de 29
Plantas

Observar

O acesso ao ponto de observação foi projetado a partir de um primeiro desenho do cliente, que situa o programa na sob a mesma cobertura da casa, e sugere uma rampa dividida em seções de inclinações diferentes que se distancia pouco a pouco do terreno até chegar na altura ideal para observação do jardim como um todo: um observatório para ver sem ser visto. Observar o distante, o mar e a montanha, conquistar o território; observar o que está próximo, tocar os galhos das árvores, explorar a natureza.

Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González - Imagem 29 de 29
Croquis
Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González - Imagem 4 de 29
© JAG Studio

Habitar

O plano horizontal plano é um artifício do ser humano que cobrou a importância no território doméstico e tem se tornado cada vez mais inquestionável. Apesar disso, não existe nenhuma horizontal natural que possamos habitar no planeta. A casa propõe explorar a rampa como espaço habitável, que da acesso às superfícies horizontais que suportam o programa convencional da residência (sala, sala de jantar, cozinha, banheiro, dormitório e escritório), enquanto o restante da rampa transforma-se em um espaço indefinido, correspondente, na escala urbana, ao espaço público da rua. O programa se estende por ela ao longo de três planos inclinados que prolongam a inclinação do terreno, gerando várias coberturas sobrepostas. No ponto de quebra entre os planos, a rampa é perfurada para poder ser habitada.

Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González - Imagem 23 de 29
© JAG Studio
Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González - Imagem 28 de 29
Planta / Corte

Percorrer 

O percurso da residência é contínuo, sem obstáculos e repleto de atalhos; sem limites, apenas planos inclinados e deslocados que mantêm a continuidade física e visual. O espaço se comprime e se expande, se abre e se fecha, aparece e desaparece. O solo, espaço de brincadeiras durante a infância, transforma-se, a partir de certa idade, em um terreno distante e sujo devido à sua horizontalidade. A casa em rampa pretende recuperar o solo como território habitável. A inclinação permite conectar-se visualmente com o entorno e convida o usuário a sentar-se sobre ele, a tirar os sapatos e perceber a gravidade. A inclinação de cada seção da rampa muda ligeiramente para adaptar-se ao programa que contempla. 

Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González - Imagem 19 de 29
© JAG Studio

Construir

Uma estrutura de tronco de bambu envolve o núcleo central de tijolo como se fosse um andaime. O desenvolvimento em rampa da estrutura permite, por sua vez, a triangulação da mesma, simplificando-a e reduzindo o custo de construção do projeto a menos de 100 $/m2. A flexibilidade e leveza do bambu, os fechamentos em policarbonato, os reflexos do vidro, a contenção do concreto, o tato do tijolo, a segurança da tela, e a permanência da pedra, colaboram com a construção de um volume cuja qualidade é medida, sobretudo, pela quantidade de espaço gerado. 

Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González - Imagem 6 de 29
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Província de Manabí, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González" [Cabañón DLPM / Juan Carlos Bamba + Ignacio de Teresa + Alejandro González] 31 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802228/grande-cabana-dlpm-juan-carlos-bamba-ignacio-de-teresa-alejandro-gonzalez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.