O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loft
  4. Equador
  5. Juan Carlos Bamba, Ignacio de Teresa, Alejandro González
  6. 2016
  7. Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba, Ignacio de Teresa, Alejandro González

Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba, Ignacio de Teresa, Alejandro González

Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba, Ignacio de Teresa, Alejandro González
Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba, Ignacio de Teresa, Alejandro González, © JAG Studio
© JAG Studio

© JAG Studio © JAG Studio © JAG Studio © JAG Studio + 29

© JAG Studio
© JAG Studio

Delimitar

A residência, no início da encomenda, era um lugar onde se pudesse pernoitar e observar o jardim. Não era, sequer, uma casa de fim de semana, o que permitiu questionar e explorar novas relações com a inclinação do terreno. A implantação do projeto começa com a escolha, por parte do cliente, de duas árvores entre as quais ele quis situar um observatório a partir do qual pudesse ser controlado o crescimento do jardim. 

Plantas
Plantas

Observar

O acesso ao ponto de observação foi projetado a partir de um primeiro desenho do cliente, que situa o programa na sob a mesma cobertura da casa, e sugere uma rampa dividida em seções de inclinações diferentes que se distancia pouco a pouco do terreno até chegar na altura ideal para observação do jardim como um todo: um observatório para ver sem ser visto. Observar o distante, o mar e a montanha, conquistar o território; observar o que está próximo, tocar os galhos das árvores, explorar a natureza.

Croquis
Croquis
© JAG Studio
© JAG Studio

Habitar

O plano horizontal plano é um artifício do ser humano que cobrou a importância no território doméstico e tem se tornado cada vez mais inquestionável. Apesar disso, não existe nenhuma horizontal natural que possamos habitar no planeta. A casa propõe explorar a rampa como espaço habitável, que da acesso às superfícies horizontais que suportam o programa convencional da residência (sala, sala de jantar, cozinha, banheiro, dormitório e escritório), enquanto o restante da rampa transforma-se em um espaço indefinido, correspondente, na escala urbana, ao espaço público da rua. O programa se estende por ela ao longo de três planos inclinados que prolongam a inclinação do terreno, gerando várias coberturas sobrepostas. No ponto de quebra entre os planos, a rampa é perfurada para poder ser habitada.

© JAG Studio
© JAG Studio
Planta / Corte
Planta / Corte

Percorrer 

O percurso da residência é contínuo, sem obstáculos e repleto de atalhos; sem limites, apenas planos inclinados e deslocados que mantêm a continuidade física e visual. O espaço se comprime e se expande, se abre e se fecha, aparece e desaparece. O solo, espaço de brincadeiras durante a infância, transforma-se, a partir de certa idade, em um terreno distante e sujo devido à sua horizontalidade. A casa em rampa pretende recuperar o solo como território habitável. A inclinação permite conectar-se visualmente com o entorno e convida o usuário a sentar-se sobre ele, a tirar os sapatos e perceber a gravidade. A inclinação de cada seção da rampa muda ligeiramente para adaptar-se ao programa que contempla. 

© JAG Studio
© JAG Studio

Construir

Uma estrutura de tronco de bambu envolve o núcleo central de tijolo como se fosse um andaime. O desenvolvimento em rampa da estrutura permite, por sua vez, a triangulação da mesma, simplificando-a e reduzindo o custo de construção do projeto a menos de 100 $/m2. A flexibilidade e leveza do bambu, os fechamentos em policarbonato, os reflexos do vidro, a contenção do concreto, o tato do tijolo, a segurança da tela, e a permanência da pedra, colaboram com a construção de um volume cuja qualidade é medida, sobretudo, pela quantidade de espaço gerado. 

© JAG Studio
© JAG Studio

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Grande Cabana DLPM / Juan Carlos Bamba, Ignacio de Teresa, Alejandro González" [Cabañón DLPM / Juan Carlos Bamba, Ignacio de Teresa, Alejandro González] 31 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802228/grande-cabana-dlpm-juan-carlos-bamba-ignacio-de-teresa-alejandro-gonzalez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.