Residência E.H / Ruschel Arquitetura e Urbanismo

Residência E.H / Ruschel Arquitetura e Urbanismo

Residência E.H / Ruschel Arquitetura e Urbanismo - Viga, PilarResidência E.H / Ruschel Arquitetura e Urbanismo - Fachada, ConcretoResidência E.H / Ruschel Arquitetura e Urbanismo - Sofá, Mesa, CadeiraResidência E.H / Ruschel Arquitetura e Urbanismo - Escada, Janela, Fachada, Viga, CorrimãoResidência E.H / Ruschel Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 13

Jurerê Internacional, Brasil
  • Arquitetos: Ruschel Arquitetura e Urbanismo; Ruschel Arquitetura e Urbanismo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  830
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ro Reitz , Lio Simas
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Portinari, VEKA
Residência E.H / Ruschel Arquitetura e Urbanismo - Escada, Janela, Fachada, Viga, Corrimão
© Ro Reitz

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência de aproximadamente 830m² implantada no bairro planejado de Jurerê Internacional, expressa um conceito de leveza e contemporaneidade ao volume. Composto por um “cubo” leve, estrutura metálica e vidro, a residência E.H, projetada pela arquiteta Marília Ruschel, contempla um programa de necessidades que desenvolve-se basicamente em dois pavimentos, além do atelier e a adega no subsolo.

Residência E.H / Ruschel Arquitetura e Urbanismo - Sofá, Mesa
© Ro Reitz

Um dos princípios básicos do projeto foi a preocupação com a orientação solar do lote para a concepção da volumetria. Na face predominantemente sul, com menor incidência do solar, o volume possui uma cobertura metálica termo-acústica revestida de madeira cumarú que abrange a área social, de estar/jantar, jardim-interno, escada e mezanino, que conectam-se com a cozinha, espaço gourmet e com confortável  área de lazer.

Planta - Térreo

A fachada principal, composta de cheios e vazios onde as amplas superfícies de vidro protegidas com quebra sol de alumínio na cor de madeira, conectam visualmente o mezanino com visuais para os morros e para a cobertura verde localizado acima da laje do “cubo” revestido de porcelanato, com efeito de mármore travertino, que abriga em seu interior o lavabo e o escritório, integrados com o jardim interno que se estende do interior ao exterior. Na mesma fachada, a área externa abriga o pergolado em madeira, coberto com vidro, que faz a marcação da entrada e segue no interior da residência conectando o mezanino com a cobertura verde.

Residência E.H / Ruschel Arquitetura e Urbanismo - Janela, Fachada, Pilar
© Ro Reitz

Dormitórios e ateliê estão voltados para a área de lazer com privilegiada orientação solar, através de amplas e funcionais esquadrias em PVC que integra-se com  a varanda, piscina, área verde do terreno e visuais para o mar e o entorno.

Residência E.H / Ruschel Arquitetura e Urbanismo - Janela, Jardim, Aido
© Lio Simas

A composição da fachada norte, é de uma vasta superfície de esquadrias em PVC com efeito de madeira cor carvalho claro e vidros transparentes, integradas a persianas automatizadas, que compõem a fachada e ambientam o interior da residência propiciando um efeito de aconchego para este setor da casa. Todas as esquadrias vão de piso ao teto e o guarda-corpo provisório de inox será substituído por um guarda-corpo em vidro para valorizar a composição das esquadrias.

Residência E.H / Ruschel Arquitetura e Urbanismo - Cadeira, Mesa, Janela, Viga
© Ro Reitz

Os materiais adotados reforçam o caráter conceitual proposto e a utilização de estratégias eficientes para os moradores como: ventilação cruzada, aquecimento solar (residência e piscina) e esquadrias de PVC com aspecto de madeira, contempla uma obra com composição plástica, conforto e um excelente desempenho técnico e funcional.

Residência E.H / Ruschel Arquitetura e Urbanismo - Janela, Fachada
© Ro Reitz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência E.H / Ruschel Arquitetura e Urbanismo" 04 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802158/residencia-eh-ruschel-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.