Refúgio em José Ignacio / MAPA

Refúgio em José Ignacio / MAPA - Mais Imagens+ 7

José Ignacio, Uruguai
  • Arquitetos: MAPA; MAPA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Habitar o campo e a praia

Habitar o binômio campo-praia nos leva a diálogos entre usos e costumes intuitivamente dispares. Distantes o suficiente da urbe mas não tão distantes de sua influência, as novas chácaras marítimas combinam opostos em coexistência: do desfrute do verão ao recolhimento do inverno, da sofisticação do encontro balneário à simplicidade da vida campestre. Combinação de paisagens e práticas: campo e lagoa; praia e mar.

© Leonardo Finotti
Planta

O remoto

Construir em territórios distantes dos entornos em que nos situamos habitualmente é um desafio. É um exercício de vontade. É a possibilidade de inserir um espaço habitável em um domínio do natural. O remoto não é como um limite senão como uma possibilidade, como valor, como gerador de domínios e de condições. Finalmente, no remoto a solidão nos confronta com a consciência de nossa escala frente ao vasto, ao imenso. Nos coloca em nosso papel na realidade.

© Leonardo Finotti
Corte

Prefab

A pré-fabricação nos permite trabalhar com materiais processados e industrializados que habilitam processos de montagem de alta precisão. Assim, amortizando a repercussão da construção no terreno, minimizando desperdícios, equipe in situ e deslocamentos. Em paisagens de alto valor natural, é fundamental o respeito por suas condições originais e é imprescindível sua condição de reversibilidade. Perfeita conjugação de natureza e indústria.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Eppur si muove!

As casas não se movem. São feitas de materiais pesados, unidos com argamassa, o concreto é utilizado. Estes preconceitos são duros de quebrar. Assim como a imobilidade do construído.

A pré-fabricação gera um modo de produção eficiente, com uma sede onde os trabalhos ocorrem. A casa é produzida em um ambiente controlado e confeccionada minuciosamente. O passo seguinte é levá-la ao seu destino final. As casas não se movem, porém…

© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:José Ignacio, Departamento de Maldonado, Uruguai

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Refúgio em José Ignacio / MAPA" [Retreat in José Ignacio / MAPA] 27 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802156/refugio-em-jose-ignacio-mapa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.