O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Japão
  5. Kazuyuki Takeda
  6. 2016
  7. Casa de Komajii / Kazuyuki Takeda

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa de Komajii / Kazuyuki Takeda

Casa de Komajii / Kazuyuki Takeda
Casa de Komajii / Kazuyuki Takeda , © Toshihiro Sobajima
© Toshihiro Sobajima

© Toshihiro Sobajima © Toshihiro Sobajima © Toshihiro Sobajima © Toshihiro Sobajima + 30

© Toshihiro Sobajima
© Toshihiro Sobajima
Croqui
Croqui

Construído pelo e para o público

Uma casa vazia que formou a comunidade local. A Casa de Komajoo em Komagome, Tóquio, abriu em outubro de 2013 como um lugar onde as pessoas podem se encontrar.

Quando recebi o pedido do projeto, o cliente esperava que eu fizesse a estrutura da casa se tornar independente. Assim, planejei quebrar uma parede e aumentar o espaço que era antes um dormitório, para que mais pessoas pudessem se reunir no primeiro pavimento e converter o segundo em um escritório compartilhado como fonte de renda.

© Toshihiro Sobajima
© Toshihiro Sobajima

O edifício original estava em péssimo estado de conservação, com a escadaria externa bastante oxidada, e sem acabamentos nas paredes internas. Mesmo assim, muitas pessoas se reuniam no tal edifício por alguma razão. É o local onde todos podem desfrutar livremente. O espaço comunitário se formou espontaneamente quando o proprietário liberou a casa vazia, e a cena que se formou é quase como uma herança de quando as pessoas se reuniam em torno da TV, quando havia apenas uma delas no bairro. Não é o público que o governo proporciona administrativamente, mas o novo "público" formado pela auto gestão comunitária.

© Toshihiro Sobajima
© Toshihiro Sobajima
Planta 1
Planta 1
© Toshihiro Sobajima
© Toshihiro Sobajima
Planta 2
Planta 2

Recolhemos todos os gastos da reforma com a comunidade local, que participou ativamente do processo de construção, e o pensamento individual foi deixado para o edifício. Foi dada prioridade para o aumento do espaço sem gastar muito dinheiro. Coisas de carácteres diferentes são simultâneas em apenas um espaço, como a ambientação ao estilo japonês, mas com novos acabamentos nas paredes, luminárias antigas que foram reutilizadas, pilares foram esculpidos nas alturas das crianças, um painel produzido pelo avô do proprietário, entre outros. Todos esses elementos diferentes foram misturados sem muita ordem para existirem em seu estado natural. Projetei uma arquitetura que não configura um "sentimento produzido" mas sim o acúmulo de coisas confeccionadas pela própria comunidade.

© Toshihiro Sobajima
© Toshihiro Sobajima
Croqui
Croqui
Cita: "Casa de Komajii / Kazuyuki Takeda " [House of Komajii / Kazuyuki Takeda ] 30 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802029/casa-de-komajii-kazuyuki-takeda> ISSN 0719-8906