Casa de Komajii / Kazuyuki Takeda

Casa de Komajii / Kazuyuki Takeda  - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Kazuyuki Takeda; Kazuyuki Takeda
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Toshihiro Sobajima
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  JIMBO ELECTRIC, NICHIHA, Yoshino Gypsum Co.,Ltd.
  • Colaboradores: Souraku Architects
  • Cidade: Bunkyo
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Toshihiro Sobajima
Croqui

Construído pelo e para o público

Uma casa vazia que formou a comunidade local. A Casa de Komajoo em Komagome, Tóquio, abriu em outubro de 2013 como um lugar onde as pessoas podem se encontrar.

Quando recebi o pedido do projeto, o cliente esperava que eu fizesse a estrutura da casa se tornar independente. Assim, planejei quebrar uma parede e aumentar o espaço que era antes um dormitório, para que mais pessoas pudessem se reunir no primeiro pavimento e converter o segundo em um escritório compartilhado como fonte de renda.

© Toshihiro Sobajima

O edifício original estava em péssimo estado de conservação, com a escadaria externa bastante oxidada, e sem acabamentos nas paredes internas. Mesmo assim, muitas pessoas se reuniam no tal edifício por alguma razão. É o local onde todos podem desfrutar livremente. O espaço comunitário se formou espontaneamente quando o proprietário liberou a casa vazia, e a cena que se formou é quase como uma herança de quando as pessoas se reuniam em torno da TV, quando havia apenas uma delas no bairro. Não é o público que o governo proporciona administrativamente, mas o novo "público" formado pela auto gestão comunitária.

© Toshihiro Sobajima
Planta 1
© Toshihiro Sobajima
Planta 2

Recolhemos todos os gastos da reforma com a comunidade local, que participou ativamente do processo de construção, e o pensamento individual foi deixado para o edifício. Foi dada prioridade para o aumento do espaço sem gastar muito dinheiro. Coisas de carácteres diferentes são simultâneas em apenas um espaço, como a ambientação ao estilo japonês, mas com novos acabamentos nas paredes, luminárias antigas que foram reutilizadas, pilares foram esculpidos nas alturas das crianças, um painel produzido pelo avô do proprietário, entre outros. Todos esses elementos diferentes foram misturados sem muita ordem para existirem em seu estado natural. Projetei uma arquitetura que não configura um "sentimento produzido" mas sim o acúmulo de coisas confeccionadas pela própria comunidade.

© Toshihiro Sobajima
Croqui

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Komajii / Kazuyuki Takeda " [House of Komajii / Kazuyuki Takeda ] 30 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802029/casa-de-komajii-kazuyuki-takeda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.