YAP Seul – Temp’L / shinslab architecture

YAP Seul – Temp’L  / shinslab architecture  - Mais Imagens+ 22

© Kim Yong-Gwan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na Grécia antiga, a arquitetura era considerada uma das mais altas formas de arte. Isso, sem dúvida, não se aplica mais. Uma primeira aproximação para nós em resposta ao Young Architects Program (Programa de Arquitetos Jovens) foi considerar que nossos pensamentos encontraram um eco na arte contemporânea. 

© Kim Yong-Gwan

Le Corbusier comparava um grande navio de carga à vários monumentos de Paris e observava a beleza que era criada na época em que viveu. O artista Marcel Duchamp deu um novo significado e valor aos objetos utilitários produzidos em série, através da eliminação da sua função e posição inicial, chamando-os de Readymades e questionando a ideia de um objeto na arte.

Diagrama
Diagrama

Qualquer grande vestígio cultural pode perder sua função. Da mesma maneira, um material também pode perder seu valor original com o tempo. O fato de que o destino de relíquias culturais deve ser desmantelado nos faz refletir sobre o que temos de levar em conta para as futuras gerações. 

© Kim Yong-Gwan

A palavra 'oikos' no grego antigo significa 'casa' e é a etimologia de 'Eco', que está na origem de palavras como 'ecologia' e 'economia'. São fatores importantes para a prática contemporânea de arquitetura que leva em conta tanto o meio ambiente quanto o custo da construção. 

© Kim Yong-Gwan

Temp’L está desenhado a partir de peças de aço reciclado de um antigo barco. Isto demostra não somente uma beleza estrutural, mas também tem um propósito de reciclagem, diante de qualquer processo de reutilização de materiais. Provoca pensamentos sobre a beleza de nosso tempo, que vem de um passado recente. O corte foi desenhado através do processo de reutilização do velho barco. e contem a força necessária para transmitir a ação de serrar, enquanto se abre e libera o espaço contido no volume da nave. 

© Yoon Jiwon

Esta estrutura metálica massiva, localizada na entrada do pátio do museu, estimula a curiosidade e converte-se em um convite para visitar o projeto. A curva da superfície frontal da nave pode levar as pessoas ao museu, já que abre-se a sua entrada principal.

Planta / Corte

Ela recepciona o visitante mostrando seu estilo industrial, feito por uma superfície oxidada e áspera que mostra a origem do material, a carcaça do navio. Por outro lado, o espaço interior está desenhado como uma área aberta conectada a um volume maior, onde encontramos um lugar de descanso rodeado de vegetação. A cavidade interior do barco é feita por esferas conectadas que configuram um reforço estrutural mínimo a fim de manter sua forma. 

Cortesia de Shinslab Architecture

O Temp’L possui quase a mesma escala que os edifícios que o rodeiam: como tal, não é somente um simples objeto. Apresenta-se junto aos edifícios monumentais do Escritório da Real Genealogia Hanok que é construído no estilo tradicional da arquitetura coreana. 

© Kim Yong-Gwan

Através deste Temp’L (templo temporário), esperamos não somente desenvolver um novo método de construção na arquitetura, com a reciclagem de materiais, mas também emocionar os usuários e transeuntes. 

© Kim Yong-Gwan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "YAP Seul – Temp’L / shinslab architecture " [YAP Seoul – Temp’L / shinslab architecture ] 30 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801813/yap-seul-nil-templ-shinslab-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.