Apartamento Expo II / João Tiago Aguiar Arquitectos

Apartamento Expo II  / João Tiago Aguiar Arquitectos - Pia, BanheiroApartamento Expo II  / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 3 de 13Apartamento Expo II  / João Tiago Aguiar Arquitectos - Banheiro, Bacia Sanitária, ChuveiroApartamento Expo II  / João Tiago Aguiar Arquitectos - JanelaApartamento Expo II  / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos; João Tiago Aguiar Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, CLIMAR, GLS2 CARPINTARIA, PADIMAT, VIDREIRA DE BELAS
Apartamento Expo II  / João Tiago Aguiar Arquitectos - Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento em questão, apesar da dimensão generosa e de ter duas frentes de rua, apresentava uma vasta área interior, escura e sem iluminação natural. O ambiente era todo muito pesado, com um tecto forrado a madeira escura nomeadamente nas circulações e certas zonas dos quartos e sala, onde existia tecto falso, de modo a acomodar as condutas de ventilação.

Apartamento Expo II  / João Tiago Aguiar Arquitectos - Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Foi uma prioridade deste projecto revitalizar todo o espaço interior nomeadamente a zona de circulação e as instalações sanitárias de forma a criar ambientes claros e luminosos. Substituíram-se os tectos falsos em madeira por tectos brancos dotados de iluminação encastrada tais como linhas ou caixas de luz, conferindo assim um ambiente leve e limpo.

Planta
Corte

Pintaram-se os armários existentes na cor branco e substituíram-se as duas portas de acesso à sala por portas em vidro opalino, sendo uma de correr e outra pivotante. Esta solução permitiu não só a passagem de luz natural da sala para o corredor como prolongou as continuidades visuais criadas por este tipo de vãos, quando estão abertos ou semi-fechados.

Apartamento Expo II  / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 7 de 13
© Fernando Guerra | FG+SG

As instalações sanitárias foram hierarquizadas sendo que na suite principal colocou-se uma pedra exótica e prolongou-se para o seu interior a madeira do pavimento do quarto. Na i.s. social ganha protagonismo o mármore, através da sua aplicação num lavatório cilíndrico, nas paredes e no pavimento. Um espelho a toda a largura da parede duplica o espaço. Já nas demais i.s.’s dos outros dois quartos optou-se por acabamentos mais simples, tais como a pastilha na cor branco e o cimento envernizado, utilizados em grande escala ou seja, no pavimento, nas paredes e no tecto. Nos quartos desenhou-se também mobiliário que incorpora espaços de trabalho englobando secretárias e estantes.

Apartamento Expo II  / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 8 de 13
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:PARQUE EXPO 98, S.A., Av. Dom João II 1.07.2.1, 1998-014 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Expo II / João Tiago Aguiar Arquitectos" 01 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801766/apartamento-expo-ii-joao-tiago-aguiar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.