Casa do Pátio Aberto / PROD arquitectura & design

Casa do Pátio Aberto  / PROD arquitectura & design - Sofá, FachadaCasa do Pátio Aberto  / PROD arquitectura & design - Imagem 3 de 28Casa do Pátio Aberto  / PROD arquitectura & design - Janela, FachadaCasa do Pátio Aberto  / PROD arquitectura & design - FachadaCasa do Pátio Aberto  / PROD arquitectura & design - Mais Imagens+ 23

Forjães, Portugal
  • Arquitetos: PROD arquitectura & design; PROD arquitectura & design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerâmica Vale da Gândara, Cortizo, Proyal
Casa do Pátio Aberto  / PROD arquitectura & design - Janela, Fachada
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta para esta habitação partiu do desejo inicial dos clientes em disfrutar de um espaço exterior protegido, intimamente ligado ao programa interior. O lote disponível resulta de uma divisão em parcelas de um terreno de família, uma franja marcadamente longitudinal, delimitada por duas estradas de carácter distinto. A norte uma estrada nacional de elevado tráfego à qual se adoçou ao longo do tempo uma envolvente descaracterizada. A sul, uma estrada local em empedrado que limita um conjunto de terrenos agrícolas formando uma paisagem marcadamente rural de valor apreciável. A tipologia do pátio, ancestralmente aplicada, surgiu naturalmente como a solução a ensaiar. As duas realidades opostas a norte e sul motivaram a sua adaptação através da abertura parcial em um dos lados, criando assim um pátio aberto.

Casa do Pátio Aberto  / PROD arquitectura & design - Sofá, Fachada
© João Morgado
Planta
Casa do Pátio Aberto  / PROD arquitectura & design - Janela, Fachada
© João Morgado

A construção consiste num volume de planta quandragular de 18m de lado, com um pátio central, em torno do qual se organiza o programa, disposto em apenas um piso. A cobertura constituída por várias águas, desenvolve-se num movimento de ascenção evolutivo, das pontas para o centro, onde se localiza a zona mais social. Neste ponto projecta-se para formar uma pala,  abrindo para receber o sol e espreitar para a paisagem. Pretendeu-se com esta solução volumétrica estabelecer um diálogo harmonioso com a envolvente tradicional afirmando sempre o seu carácter contemporâneo.

Casa do Pátio Aberto  / PROD arquitectura & design - Janela
© João Morgado

Pretendeu-se com a escolha dos materiais de construção enfatizar o contraste entre o espaço do pátio e o terreno envolvente. O primeiro deveria ser mais suave e luminoso, aproximando-se do carácter do espaço interior enquanto que o exterior deveria ser mais rugoso e escuro, afirmando a "casca" exterior de protecção. O tijolo de face à vista tornou-se na solução ideal para expressar este contraste de uma forma bastante serena. O ritmo tectónico de bloco sobre bloco é apenas interrompido para abrir vãos esporádicos. O tijolo de cor cinza permitiu, através de vários testes no local, aproximar a construção dos muros existentes em alvenaria de granito, naturalizando a sua implantação no local. O mesmo tijolo permitiu pavimentar o espaço exterior do pátio, aplicado "ao cutelo", no seguimento do rodapé que percorre todo o perímetro da casa.

Casa do Pátio Aberto  / PROD arquitectura & design - Imagem 3 de 28
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Pátio Aberto / PROD arquitectura & design" 23 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801763/casa-do-patio-aberto-prod-arquitectura-and-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.