Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture

Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture - Imagem 2 de 24Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture - Imagem 3 de 24Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture - Imagem 4 de 24Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture - Mais Imagens+ 19

Kyoto, Japão
  • Arquiteto Encarregado: Hideyuki Nakayama
  • Engenharia Estrutural: Mitsuda Structural Consultants
  • Empreiteira : Shimizu-komuten Corporation
  • Cortina: Akane Moriyama
  • área Do Lote: 83.33m2
  • área Construída : 42.9m2
  • Cidade: Kyoto
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture - Imagem 6 de 24
© Takumi Ota

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa encontra-se na área de embelezamento da antiga cidade de Kyoto e foi construída como um telhado de duas águas que se estende para fora do corpo principal da residência de dois pavimentos.

O centro das atividades encontra-se na cobertura. Estes espaços foram gerados pelo simples gesto de estender as vigas entre as paredes de contenção da casa adjacente e a casa principal, e vários elementos como a cozinha, uma mesa de jantar, móveis e uma banheira foram implantados ao redor da casa principal. O espaço é como um jardim de passagem, alinhando alternadamente o exterior e o telhado com o limite do terreno. 

Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture - Imagem 3 de 24
© Takumi Ota
Planta
Maquete

Ao passar o tempo indo e vindo todos os dias através deste jardim-passagem, os residentes podem ver a forma da casa principal a partir de vários ângulos. O volume da casa pode aparecer como uma torre, ou um castelo, dependendo do ângulo do qual se observa. No lugar onde a família dorme fica no segundo pavimento da casa principal, e é acessado por meio de uma escada no jardim de passagem, portanto, é como se o residente estivesse acessando a casa ao invés de simplesmente ir ao dormitório. Assim, o interior da casa principal transformou-se em um espaço que mantém a distância da área onde acontece a vida cotidiana.

Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture - Imagem 2 de 24
Cortesia de Hideyuki Nakayama Architecture

O interior é um espaço curvo, onde na parte da escada, cujo piso é fino e feito em aço, e o equipamento, igualmente alinhado, se dispersam, mas sem gerar uma sensação de distancia entre eles. A relação entre os elementos é visível só passado um tempo de vida dos residentes na casa, com seu movimento no espaço junto aos móveis colocados em certos lugares e as sombras geradas por cada um deles. A parte frontal da casa mostra as características de uma casa de bonecas, aberta e visível a partir da rua.

Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture - Imagem 12 de 24
Cortesia de Hideyuki Nakayama Architecture
Corte
Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture - Imagem 4 de 24
© Takumi Ota

Não houve, desde o início, nenhuma intenção de levar o exterior ao interior, ou livrar a vida cotidiana dos residentes dos arredores. Apesar disso, havia um pensamento que visava proporcionar uma extensão da vida produzida dentro da paisagem urbana, o terreno e a casa, algo que nunca tenha se sentido antes. Imagino o tipo dos novos e poderosos residentes da casa transformando-a em um espaço de vida, ou paisagem urbana, através da vida cotidiana da família de quatro pessoas que utilizaria plenamente a profundidade da extensão que tentou-se produzir.

Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture - Imagem 9 de 24
Cortesia de Hideyuki Nakayama Architecture

Publicado originalmente em 28 de Dezembro de 2016.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture" [O House / Hideyuki Nakayama Architecture] 17 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801715/casa-o-hideyuki-nakayama-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.