O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Japão
  5. Hideyuki Nakayama Architecture
  6. 2009
  7. Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture

Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture

Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture
Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture, © Takumi Ota
© Takumi Ota

Cortesia de Hideyuki Nakayama Architecture © Takumi Ota © Takumi Ota Maquete + 24

  • Engenharia Estrutural

    Mitsuda Structural Consultants
  • Empreiteira

    Shimizu-komuten Corporation
  • Cortina

    Akane Moriyama
  • Área do Lote

    83.33m2
  • Área Construída

    42.9m2
  • Mais informações Menos informações
© Takumi Ota
© Takumi Ota

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa encontra-se na área de embelezamento da antiga cidade de Kyoto e foi construída como um telhado de duas águas que se estende para fora do corpo principal da residência de dois pavimentos.

Cortesia de Hideyuki Nakayama Architecture
Cortesia de Hideyuki Nakayama Architecture

O centro das atividades encontra-se na cobertura. Estes espaços foram gerados pelo simples gesto de estender as vigas entre as paredes de contenção da casa adjacente e a casa principal, e vários elementos como a cozinha, uma mesa de jantar, móveis e uma banheira foram implantados ao redor da casa principal. O espaço é como um jardim de passagem, alinhando alternadamente o exterior e o telhado com o limite do terreno. 

Planta
Planta

Ao passar o tempo indo e vindo todos os dias através deste jardim-passagem, os residentes podem ver a forma da casa principal a partir de vários ângulos. O volume da casa pode aparecer como uma torre, ou um castelo, dependendo do ângulo do qual se observa. No lugar onde a família dorme fica no segundo pavimento da casa principal, e é acessado por meio de uma escada no jardim de passagem, portanto, é como se o residente estivesse acessando a casa ao invés de simplesmente ir ao dormitório. Assim, o interior da casa principal transformou-se em um espaço que mantém a distância da área onde acontece a vida cotidiana.

© Takumi Ota
© Takumi Ota

O interior é um espaço curvo, onde na parte da escada, cujo piso é fino e feito em aço, e o equipamento, igualmente alinhado, se dispersam, mas sem gerar uma sensação de distancia entre eles. A relação entre os elementos é visível só passado um tempo de vida dos residentes na casa, com seu movimento no espaço junto aos móveis colocados em certos lugares e as sombras geradas por cada um deles. A parte frontal da casa mostra as características de uma casa de bonecas, aberta e visível a partir da rua.

Corte
Corte

Não houve, desde o início, nenhuma intenção de levar o exterior ao interior, ou livrar a vida cotidiana dos residentes dos arredores. Apesar disso, havia um pensamento que visava proporcionar uma extensão da vida produzida dentro da paisagem urbana, o terreno e a casa, algo que nunca tenha se sentido antes. Imagino o tipo dos novos e poderosos residentes da casa transformando-a em um espaço de vida, ou paisagem urbana, através da vida cotidiana da família de quatro pessoas que utilizaria plenamente a profundidade da extensão que tentou-se produzir.

© Takumi Ota
© Takumi Ota

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture" [O House / Hideyuki Nakayama Architecture] 28 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801715/casa-o-hideyuki-nakayama-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.