O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. Coreia do Sul
  5. aoa architects
  6. 2016
  7. Villa Mangwon / aoa architects

Villa Mangwon / aoa architects

  • 17:00 - 21 Dezembro, 2016
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Villa Mangwon / aoa architects
Villa Mangwon / aoa architects, © Chin Hyosook
© Chin Hyosook

© Chin Hyosook © Chin Hyosook © Chin Hyosook © Chin Hyosook + 62

© Chin Hyosook
© Chin Hyosook

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um edifício de cinco andares com um telhado de duas águas. A forma do terreno é quase retangular e oferece vistas distantes nos pavimentos superiores. No piso térreo há áreas de estacionamento e uma pequena loja com pilotis. Os pavimentos superiores consistem em pequenos escritórios no segundo andar, quatro apartamentos lineares do tipo estúdio no terceiro e quarto andares. Esses apartamentos são para alugar e estão totalmente abertos para o sul, onde há uma pequena varanda, e para o norte, onde há uma vista aberta para a rua. O último pavimento pertence ao proprietário do terreno e abriga a casa de sua família, com um sótão e um pequeno terraço.

© Hong Sangdon
© Hong Sangdon

A casa da família tem uma sala de estar linear no oeste, dois dormitórios pequenos no leste conectados por um corredor com a forma do telhado. No final deste corredor, luz natural entra pela claraboia e liga dois ambientes espacialmente, corredor e sótão, ao mesmo tempo que oferece luz suficiente para eles. O sótão é revestido com materiais em seu estado natural e típicos para uma sala de jogos de crianças. Através de uma janela de madeira coreana tradicional no sótão, as crianças podem conversar com os pais na área de jantar. O terraço oferece uma sensação similar a de um ambiente fechado devido à sua parede com uma abertura arredondada a sul.

© Chin Hyosook
© Chin Hyosook
Corte
Corte
© Chin Hyosook
© Chin Hyosook

A estrutura do edifício apresenta o sistema espacial A(servido)-B(servidor)-A(servido) que convida a uma visão aberta num espaço linear. Diferente do "monólito branco" com arranjos irregulares de janelas, frequentes nos recentes projetos de pequenas habitações na Coreia, a Villa Mangwon obviamente expressa o empilhamento dos andares a partir de um arranjo regular e repetitivo das aberturas.

© Chin Hyosook
© Chin Hyosook

Esta estratégia reflete nossa atitude fundamental, de questionar o significado arquitetônico na construção, mantendo-nos distante do sentimentalismo excessivo na metodologia de projeto e buscando harmonia dentro da desarmonia. A fachada frontal implica que o peso social aumenta de baixo para cima, enquanto parece que todo o peso físico e social se apóia sobre a única coluna delgada no piso térreo. Metaforicamente, assemelha-se um pouco à estrutura instável do mercado imobiliário coreano.

© Chin Hyosook
© Chin Hyosook

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Villa Mangwon / aoa architects" [Villa Mangwon / aoa architects] 21 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801606/villa-mangwon-aoa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.