Villa Mangwon / aoa architects

Villa Mangwon / aoa architects - Mais Imagens+ 57

  • Arquitetos: aoa architects; aoa architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  290
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ENSUM, Hongik ceramics, Weber Korea
© Chin Hyosook

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um edifício de cinco andares com um telhado de duas águas. A forma do terreno é quase retangular e oferece vistas distantes nos pavimentos superiores. No piso térreo há áreas de estacionamento e uma pequena loja com pilotis. Os pavimentos superiores consistem em pequenos escritórios no segundo andar, quatro apartamentos lineares do tipo estúdio no terceiro e quarto andares. Esses apartamentos são para alugar e estão totalmente abertos para o sul, onde há uma pequena varanda, e para o norte, onde há uma vista aberta para a rua. O último pavimento pertence ao proprietário do terreno e abriga a casa de sua família, com um sótão e um pequeno terraço.

© Hong Sangdon

A casa da família tem uma sala de estar linear no oeste, dois dormitórios pequenos no leste conectados por um corredor com a forma do telhado. No final deste corredor, luz natural entra pela claraboia e liga dois ambientes espacialmente, corredor e sótão, ao mesmo tempo que oferece luz suficiente para eles. O sótão é revestido com materiais em seu estado natural e típicos para uma sala de jogos de crianças. Através de uma janela de madeira coreana tradicional no sótão, as crianças podem conversar com os pais na área de jantar. O terraço oferece uma sensação similar a de um ambiente fechado devido à sua parede com uma abertura arredondada a sul.

© Chin Hyosook
Corte
© Chin Hyosook

A estrutura do edifício apresenta o sistema espacial A(servido)-B(servidor)-A(servido) que convida a uma visão aberta num espaço linear. Diferente do "monólito branco" com arranjos irregulares de janelas, frequentes nos recentes projetos de pequenas habitações na Coreia, a Villa Mangwon obviamente expressa o empilhamento dos andares a partir de um arranjo regular e repetitivo das aberturas.

© Chin Hyosook

Esta estratégia reflete nossa atitude fundamental, de questionar o significado arquitetônico na construção, mantendo-nos distante do sentimentalismo excessivo na metodologia de projeto e buscando harmonia dentro da desarmonia. A fachada frontal implica que o peso social aumenta de baixo para cima, enquanto parece que todo o peso físico e social se apóia sobre a única coluna delgada no piso térreo. Metaforicamente, assemelha-se um pouco à estrutura instável do mercado imobiliário coreano.

© Chin Hyosook

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:415-60 Mangwon-dong, Mapo-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Villa Mangwon / aoa architects" [Villa Mangwon / aoa architects] 21 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801606/villa-mangwon-aoa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.