Mercado Lideta / Vilalta Studio

Mercado Lideta / Vilalta Studio - Mais Imagens+ 24

Addis Ababa, Etiópia
  • Arquitetos: Vilalta Studio; Vilalta Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  14200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Guajardo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AE3000, MP Ascensores, Yibel Industrial, PLC
  • Autor: Xavier Vilalta
  • Equipe De Projeto: Joao Medeiros, Miguel Sánchez Enkerlin, Reema Al-Ajlan, Daniel Vaczi
  • Líder Do Projeto: Maria Rosaria Favoino
  • Diretor: Xavier Vilalta
  • Estrutural: K2N Engineering
  • Engenharia Mecânica E Sanitária: Abiy Aberra
  • Cidade: Addis Ababa
  • País: Etiópia
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto mais importante de Xavier Vilalta na Etiópia, o Mercado Lideta, foi finalizado e abriu suas portas ao público de Addis Abeba neste ano.

© Gonzalo Guajardo

Este mercado estava destinado a ser um centro comercial similar a muitos outros existentes na cidade de Addis Abeba. Através de uma rigorosa análise foram identificados os principais problemas dos centros comerciais da cidade, a maioria construída com fachadas de vidro. Como resultado, são edifícios deficientes em condições térmicas e possuem excesso de luz nos interiores. As visitas ao Antigo Mercado, o maior mercado ao ar livre da África, nos inspiraram a redefinir o programa do edifício, num mercado contemporâneo com vários níveis ao invés de um centro comercial convencional baseado em lojas grandes.

Corte

O volume perfurado conecta duas ruas paralelas que definem o terreno do projeto. Esta conexão em diagonal cria um acesso direto para os pedestres concentrando todas as entradas do edifício. Este caminho se estende a um átrio inclinado no meio do edifício, que conecta todos os níveis. Ao redor deste vazio são distribuídas pequenas lojas que variam a disposição em cada pavimento.

Planta

A pele do edifício foi desenhada levando em conta as tradições e condições climáticas locais. A fachada atua como uma proteção solar, controlando a luz natural e a ventilação nos espaços interiores. Foi construída com um sistema pré-fabricado de concreto; suas formas provém de um padrão fractal tradicional etíope utilizado nos tecidos locais. O sistema de ventilação passiva e o controle de luz natural, criado entre a pele do edifício e o átrio interior, geram uma sensação de espaço ao ar livre com um nível lumínico equilibrado.

© Gonzalo Guajardo

Os cortes de energia elétrica são um dos principais problemas da Etiópia. O projeto converte o problema numa oportunidade mediante a colocação de painéis fotovoltaicos na cobertura, criando uma zona de entretenimento protegida do sol.

© Gonzalo Guajardo
© Gonzalo Guajardo

Na cobertura também um sistema de coleta de águas pluviais, drenando e armazenando a água da chuva no subsolo, que mais tarde será filtrada para ser reutilizada nas torneiras e sanitários do edifício.

© Gonzalo Guajardo
© Gonzalo Guajardo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Addis Ababa, Etiópia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado Lideta / Vilalta Studio" [Lideta Market / Vilalta Studio] 16 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801584/mercado-lideta-vilalta-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.