Casa QL / Visioarq Arquitectos

Casa QL / Visioarq Arquitectos - FachadaCasa QL / Visioarq Arquitectos - AidoCasa QL / Visioarq Arquitectos - OrlaCasa QL / Visioarq Arquitectos - Janela, FachadaCasa QL / Visioarq Arquitectos - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Visioarq Arquitectos; Visioarq Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amorim, Marnorte, Sernox
  • Equipe: Margarida Pereira, Inês Stoffel, António Teixeira
  • Engenharia Estruturas : A3R
  • Instalações: MEP
  • Autores: Vicente Gouveia; Pedro Afonso; Nuno Poiarez
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa QL / Visioarq Arquitectos - Orla

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa QL está situada na zona sul de Portugal, no Algarve, numa das zonas mais emblemáticas desta região, num loteamento essencialmente residencial. Deste local, é possível observar toda envolvente ocupada por campos de golfe, moradias, a ria e, ao fundo, o mar.  

Casa QL / Visioarq Arquitectos - Fachada

Este é um exercício de equilíbrio de volumes e integração paisagista. Articular dois volumes sobrepostos e perpendiculares gerou não só uma particular dinâmica espacial, mas também diferentes relações visuais entre os cheios e os vazios, entre os claros e os escuros provocados pela dinâmica das sombras, entre as áreas privadas, semiprivadas e a vista para a envolvente.

Casa QL / Visioarq Arquitectos - Fachada

Dois andares mais uma cave, abrigam o programa funcional: jardim, piscina, sala de verão, sala de estar e jantar, Instalações sanitárias, cozinha geral e de verão, quatro quartos, escritório e brinquedoteca. 

Casa QL / Visioarq Arquitectos - Imagem 16 de 27

A área de circulação é composta por uma escada contínua junto a um jardim interior que ilumina todo o interior da moradia. Esse jardim interior, permite que todos os espaços interiores tenham contacto directo com o exterior e que tenham luz natural.

Planta 00

Os volumes desenvolvem-se para criar constantes e distintas relações entre os espaços internos e externos. 

Casa QL / Visioarq Arquitectos - Aido

Os quartos, no primeiro piso, olham para a paisagem envolvente verde e aproveitam o terraço sobre a cobertura da sala e cozinha de verão para criar zonas de contemplação no piso superior. O volume dos quartos projeta-se para os dois lados do limite do piso inferior.

Corte
Corte

De um lado, uma consola balançada acolhe a entrada principal da casa, do outro, uma pérgola sombreia a zona de estar junto à piscina e sala de estar.

Casa QL / Visioarq Arquitectos - Fachada

A entrada principal da casa é servida por uma porta de grande dimensão que acompanha a escala imponente que caracteriza a peça arquitectónica. 

Casa QL / Visioarq Arquitectos - Imagem 13 de 27

Os volumes são formalizados por paredes de betão branco aparente, que procura mimetizar a relação cromática com as construções desta região de Portugal, articulados com revestimento em cortiça natural, material igualmente característico português, na ligação da volumetria com o terreno. Os quartos têm nas suas aberturas laterais um ripado e portadas motorizadas metálicas que filtram a luz sem eliminar do interior a contemplação da paisagem envolvente. 

Casa QL / Visioarq Arquitectos - Fachada

Esta intervenção assenta sobretudo na valorização da relação interior/exterior, na criação de cumplicidades entre o utilizador e o espaço envolvente e do espaço envolvente com a volumetria criada. 

Casa QL / Visioarq Arquitectos - Imagem 17 de 27

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa QL / Visioarq Arquitectos" 22 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801536/casa-ql-visioarq-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.