Centro Cultural e de Artes Waigaoqiao / Tianhua Architecture Planning & Engineering Ltd.

Centro Cultural e de Artes Waigaoqiao / Tianhua Architecture Planning & Engineering Ltd. - Mais Imagens+ 50

  • Cliente: Shanghai Waigaoqiao New Town Development Management Co.,Ltd.
  • Projeto Interiores: Shanghai XianDai Architectural & Landscape Design Research Institute Co.,Ltd.
  • Consultoria Acústica: Shanghai Acoustical Society
  • Projeto Estrutural: Deng Zhiyong, Wang Xiangjie
  • Projeto Mecânico E Elétrico : Yu Hui, Zhao Xiangying, Yang Jun
  • área Do Terreno: 12,000 m²
  • Proporção Terreno: 1.2
  • Proporção Verde: 40%
  • Projeto Conceitual: Huang Xiangming, Nie Xin, Xu Xiaojuan, Chen Haitao
  • Projeto Esquemático: Wu Xu, Chen Yang
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Arch-Exist

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural e de Artes Waigaoqiao de Shanghai está localizado no centro da Nova Cidade de Waigaoqiao, próximo à estação da Rodovia Zhangyang Norte da linha 6 do metrô.

© Arch-Exist

Os arquitetos ganharam a licitação para o conjunto em 2006, inaugurando um processo que duraria uma década.

Planta Primeiro Pavimento

As autoridades enfatizam em seu plano diretor da Nova Cidade que se espera que a área se torne o distrito de negócios central, com blocos de escritórios, hotéis, centros de negócio, centros de conferência, entre outros. 

© Arch-Exist

Espera-se que o projeto crie um centro cultural e artístico polivalente para acolher representações literárias e artísticas, conferências, projeções, exposições de arte, educação cultural, de ciências, leitura e outras atividades públicas.

© Arch-Exist

Localizada próxima à Zona Franca de Waigaoqiao, o Centro está a 6 km do Porto, que abriga contêineres e sedes de diversas empresas, os arquitetos prevem que se converta numa extensão da imagem global desta zona, que reflita sua vida cultural. 

© Arch-Exist

Foi utilizada uma abordagem simples para ressaltar as características do edifício no contexto geográfico. Baseada na "cultura dos contêineres", típica de portos como este, aqui foi criada uma justaposição de volumes diferentes, de vidro e metal, para realizar os efeitos visuais, garantindo ao mesmo tempo as funções de construção de uma maneira eficiente energeticamente. Enquanto isso, uma série de espaços internos e externos estão desenhados para impulsionar mais atividades públicas.

© Arch-Exist

A grande caixa para exposições é desfragmentada em outros volumes para estabelecer um diálogo com o mundo. Seu espaço externo é rodeado de elementos de vidro que garante vistas do entorno, como os trens de alta velocidade ao longe, de onde os passageiros também podem apreciar o Centro, em uma primeira impressão da área. 

© Arch-Exist
Corte c-c
© Arch-Exist

O teatro é projetado para acolher principalmente performances de arte e literárias além de conferências impostantes, e projeções ocasionais de filmes.

© Arch-Exist

O segundo pavimento, acessível a partir da praça que conecta uma escada externa, acolhe um ambiente dedicado para as crianças, com um núcleo multimídia, uma sala de leitura e um centro para idosos. O espaço neste pavimento reúne as atividades para crianças e adultos, e se caracteriza por uma enorme abertura para a área infantil.

Planta Segundo Pavimento

O quinto pavimento é onde estão os espaços para o clube de empreendedores, sala de exposição, bar de vinhos e outras aulas de formação. 

Exposição. Imagem © Arch-Exist
Planta Quinto Pavimento
Plataforma do 4º pavimento. Imagem © Arch-Exist

A construção deste centro teve que ser interrompida em 2009 por uma série de razões, mas em 2016 foi finalmente inaugurada e aberta ao público.

Entorno Urbano. Imagem © Arch-Exist

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Waigaoqiao New Town, Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural e de Artes Waigaoqiao / Tianhua Architecture Planning & Engineering Ltd." [Waigaoqiao Cultural & Art Centre / Tianhua Architecture Planning & Engineering Ltd.] 17 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801496/centro-cultural-e-de-artes-waigaoqiao-tianhua-architecture-planning-and-engineering-ltd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.