Casa em Riehen / Reuter Raeber Architects

Casa em Riehen / Reuter Raeber Architects - Mais Imagens+ 11

Riehen, Suíça
  • Arquitetos: Reuter Raeber Architects; Reuter Raeber Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eik Frenzel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dornbracht, Bisazza, Bulthaup, Hunziker Schreinerei
© Eik Frenzel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vidro, concreto, metal e madeira servem como base para o estabelecimento de ricas associações entre espaço, estrutura, material e localização. O que surge a partir disto é uma casa que se distingue com uma espécie de jogo que contrasta pesado e leve, carga e apoio. 

© Eik Frenzel

A estrutura horizontal do edifício é cuidadosamente inserida nos contornos da colina: a transição do interior para o exterior é fluida. As estreitas paredes de contenção que limitam a residência dá forma a uma ambiência de pátio que preserva a sensação palpável da inclinação do terreno. Um conjunto de patamares estabelecem o fluxo espacial dos interiores da porta de entrada à sala de estar, de jantar e áreas da cozinha, recolhendo o caráter do terreno inclinado ao ar livre. O piso, a chaminé e algumas paredes estruturais externas são de concreto. Uma estrutura homogênea e aparentemente fundida em apenas uma peça envolve a sala de estar e servem como a base para a construção em madeira.

© Eik Frenzel
Planta 1
© Eik Frenzel

Um volume de madeira maciça que consta de quatro paredes verticais externas e duas paredes transversais formam a estrutura do pavimento sobreposto onde estão os quartos. A construção de madeira é exposta ao interior, enquanto que as superfícies de vidro e metal formam uma barreira contra as intempéries do exterior. A estrutura de madeira descansa sobre duas paredes de concreto verticais, em balanço na parte dianteira e posterior. A cobertura da planta baixa se projeta para a frente através das barras de tensão conectadas às duas vigas de aço transversais da cobertura. 

© Eik Frenzel

O volume de concreto sobre o nível térreo e o volume de madeira com o bloqueio do pavimento superior se encontram em dois momentos: a parede de concreto transversal equilibrando sobre a chaminé forma a parede traseira do quarto principal no pavimento superior e uma banheira de concreto. No lado oposto da escada, a construção de madeira se prolonga até o nível térreo. Dois métodos de construção diferentes se unem em uma dependência mútua. O que surge é um ato de equilíbrio estático que desperta um sentido energético, expansivo do espaço e cria uma linguagem arquitetônica rica em associações.

© Eik Frenzel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Riehen / Reuter Raeber Architects" [House in Riehen / Reuter Raeber Architects] 18 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801323/casa-em-riehen-reuter-raeber-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.