Estúdios 18 / Sanjay Puri Architects

Estúdios 18 / Sanjay Puri Architects - Mais Imagens+ 21

© Vinesh Gandhi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Rajasthan, Índia, o projeto residencial está situado em um terreno nos desertos de Ras e faz parte de um desenho mais completo com 36 hectares. O edifício está sendo criado para as pessoas que trabalham na nova fábrica de cimento. Próximo do terreno não existe outros empreendimentos, com povoados a uma distância de 1 km do terreno. Seguindo o exemplo dos desenhos orgânicos dos povos vizinhos, as unidades residenciais se intercalam dentro dos contornos existentes ao longo de ruas orgânicas que são tecidas através do terreno.

Plantas de Situação

Os 18 apartamentos residenciais seguem a natureza orgânica das velhas cidades indianas com as casas recuadas e a criação de volumes construídos entrelaçados através de três níveis. Uma diferença de 4 metros do contorno é negociado por meio dos níveis de construção. Em resposta ao clima árido dos 8 meses de verão e as temperaturas superiores a 35°C, os apartamentos estão todos orientados ao norte e noroeste e nenhum tem orientação sul. O projeto de baixa altura permite aos residentes do local estarem próximo ao nível do solo, como casas individuais. 

© Vinesh Gandhi

Os espaços de circulação que conectam os blocos de moradias estão ventilados naturalmente com uma composição abstrata, facilitando a passagem de ar. O áspero e duro resplandor do sol é suavizado; entretanto, permite que a luz natural adentre aos corredores lineares, criando diferentes padrões em diferentes momentos do dia. Os corredores lineares proporcionam uma fresca e ventilada passarela coberta entre os apartamentos que permitem aos residentes vislumbrar os espaços ajardinados de todos os lados, enquanto caminha pela circulação criando uma experiência interessante. Cada apartamento também conta com ventilação cruzada, com profundas janelas, abertas a terraços ao céu aberto.

© Vinesh Gandhi

A cor atua como um parâmetro integral na diferenciação dos volumes, assim como a identificação de espaços de circulação enquanto alude às cores da região. Em Rajasthan a cor assume um papel importante na vida das pessoas que usam cores brilhantes diariamente. Para compensar o terreno árido e arenoso que está ao seu redor, a casa igualmente se veste de cores brilhantes. A maioria das cidades do estado de Rajasthan são identificadas por uma cor. Jodhpur em Rajasthan é conhecida como a cidade azul, com casas tradicionais em tons azuis rebocados de cal. Jaisalmer é conhecida como a cidade amarela por suas casas tradicionais construídas em pedra arenosa de cor amarela. A paleta de cores utilizada é a parte mais importante do seu impacto visual. Os cubos desconstruídos geram variadas matizes, em diferentes momentos do dia, diferenciando visualmente os volumes escalonados entre si com a identificação de espaços de circulação. Com tons mais claros nas paredes externas são usados para refletir o calor das superfícies e tons mais escuros no interior para criar um ambiente mais fresco, que contribui com o impacto de um desenho muito 'sensível'.

Plantas baixas
Cortes

Estúdio 18 é um complexo de moradias projetado contextualmente para ser sustentável no seu desenho e se integra aos contornos existentes, sua orientação reduz o ganho de calor, facilitando a luz e ventilação natural no seu desenho de baixo gabarito. Via v2com.

© Vinesh Gandhi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Estúdios 18 / Sanjay Puri Architects" [Studios 18 / Sanjay Puri Architects] 03 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801279/estudios-18-sanjay-puri-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.