Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño

Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 2 de 26Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 3 de 26Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 4 de 26Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 5 de 26Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Mais Imagens+ 21

Tuxtla Gutiérrez, México
  • Arquiteto Responsável: Luis Armando Gómez Solorzano
  • Projetista: Arq. Daniel Guadalupe Terán Orozco
  • Desenhista: Arq. Xochitl Abigaíl López Trujillo
  • Desenho Estrutural: Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño
  • Estrutural: Alexander Coutiño de los Santos
  • Render: Arq. Carlos Mario Pereyra Zenteno
  • Cidade: Tuxtla Gutiérrez
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 17 de 26
© Carlos Berdejo Mandujano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Você conhece a arquitetura de Chiapas? Uma moradia com identidade, adaptada ao seu contexto regional e bioclimático, refletindo sempre uma honestidade construtiva em seus elementos e materiais.

Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 14 de 26
© Carlos Berdejo Mandujano

Em um terreno de 7.00x15.00 metros, com somente uma fachada orientada ao leste e rodeado por moradias de interesse social, foi projetada uma residência com poucos recursos financeiros, mas com um intensivo estudo contextual e formal.

Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 12 de 26
© Carlos Berdejo Mandujano
Corte
Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 11 de 26
© Carlos Berdejo Mandujano

A fachada não responde formalmente a nenhuma leitura de moradia comercial, pois se fecha ao exterior através de pequenos vãos no térreo e amplos muros visualmente permeáveis que rodeiam os terraços de cada dormitório. Uma base de concreto aparente confina o térreo, enquanto muros de tijolo a vista criam uma envolvente na planta superior. Nos seus 143 m2 de construção são distribuídos entre estar, jantar, cozinha, banheiro, lavabo, terraço e circulação vertical no térreo.

Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 10 de 26
© Carlos Berdejo Mandujano

No pavimento superior estão localizados os dois dormitórios com closet, banheiro e o dormitório principal com banheiro e closet. Um dos estudos principais desta casa foi a luz natural, que se aproveita ao máximo através dos vãos zenitais nos banheiros, circulação vertical e sobre o pé-direito duplo da sala de jantar, desde o qual são projetadas as silhuetas das abóbodas de tijolo sobre um plano de concreto polido exposto. 

Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 8 de 26
© Carlos Berdejo Mandujano

A circulação constante dos ventos é aproveitada nas áreas sociais e corredores da casa devido aos vãos em cada extremo e suas cúpulas que permitem a circulação do ar quente. Dentro da moradia está um par de jardins, um divide as áreas de estar e jantar e outro cobre o vazio que produz as escadas ao ascender seu percurso.

Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 3 de 26
© Carlos Berdejo Mandujano

Ao desenvolver uma proposta com caráter contextual é mantida uma relação estreita com os materiais e técnicas da região, isso quer dizer que os recursos materiais e humanos não devem impactar no gasto de energias e portanto, no recurso econômico.

Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 7 de 26
© Carlos Berdejo Mandujano

O conceito do projeto está baseado no estudo do contexto, por isso, tanto o local como seus recursos foram os eixos norteadores da proposta, gerando assim um caráter e identidade que o estado de Chiapas perdeu com a necessidade de moradia e seus empreendimentos imobiliários. O tijolo nos seus muros, coberturas e concreto aparente em todo o térreo como solução de embasamento; foram as referências que constituíram a identidade do projeto, remetendo aos processos construtivos da região.

Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 4 de 26
© Carlos Berdejo Mandujano

Esta moradia com caráter regional representa uma honestidade construtiva não somente no seu exterior, mas também no seu interior. As paredes em concreto aparente no térreo demostram uma estabilidade tanto estrutural quanto visual. A sinergia entre o tijolo e o concreto identificam claramente o contexto no qual se desenvolve esta moradia.

Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 13 de 26
© Carlos Berdejo Mandujano

A técnica de deixar os materiais aparentes, como concreto e tijolo, permite entender o desenvolvimento e o desenho das estruturas. A exemplo disso estão as abóbodas de tijolo que descansam sobre vigas na parte com pé-direito duplo, suportadas por um muro de concreto aparente. Conceber um espaço com grande altura em um terreno tão reduzido, representou o desafio para o projeto e, por sua vez, uma satisfação em não sacrificar outros espaços.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Dezembro 17, 2016

Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño - Imagem 9 de 26
© Carlos Berdejo Mandujano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Tadeo / Apaloosa Estudio de arquitectura y diseño" [Casa Tadeo / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño] 23 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801274/residencia-tadeo-apaloosa-estudio-de-arquitectura-y-diseno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.