
-
Arquitetos
-
Localização
Erechim, Brasil -
Área
302.11 m2 -
Ano do projeto
2014 -
Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa em bairro residencial na cidade de Erechim, situada na região norte do RS a 390km da capital, Porto Alegre.

Com programa enxuto, no intuito de abrigar um casal, o projeto da Casa Villaggio nasceu com condicionantes bem definidos: preservar a topografia e o bosque existente, para ser usufruída como área de lazer e contemplação; privacidade; integração com a natureza; e total acessibilidade, mantendo um único nível, sem escadas.

Sendo assim, a casa principal foi locada em uma cota alta, fora da área de bosque e distante do contato com a rua, em uma posição com declividade na topografia. Já o salão de festas ficou posicionado no lado oposto da casa, tendo o bosque entre eles. O bosque, além de área de estar e contemplação, configura um elemento de privacidade e frescor.



A solução encontrada foi a utilização de estrutura metálica. A casa é uma grande plataforma acima do solo inclinado, como uma casa na árvore, com braços metálicos que a sustentam pendendo sobre um jardim. Esta escolha estrutural abriu caminho para plasticidade e leveza. Além de propiciar vãos generosos, a estrutura metálica contrasta com alguns elementos como o concreto, a madeira e o vidro.

Com a casa aberta, a sensação é que o espaço interno e externo se fundem, o que amplia ainda mais os ambientes, já que a integração com a natureza é constante.

Os telhados são verdadeiros jardins suspensos, configurados em canteiros com folhagens, flores e grama, são uma extensão do pátio. Os benefícios da cobertura vegetada não se restringem ao aspecto estético paisagístico, influenciando na qualidade térmica e acústica dos ambientes e proporcionando maior tempo de retardo para a absorção das águas pluviais sobre o terreno.

O interessante neste projeto é que o respeito à topografia do terreno e à natureza presente nele foi integrado à tecnologia para o conforto dos moradores. As poucas paredes do projeto são elementos leves, compostas por placas cimentícias, painéis de madeira OSB e gesso acartonado, preenchidas internamente por placas de lã de rocha. A casa também recebeu sistema de automação, com o qual se podem controlar os diversos conjuntos eletrônicos, mesmo à distancia, através de aplicativos de telefonia móvel, acionando iluminação, câmeras de segurança ou sistema de alarme, até mesmo abertura de cortinas e toldos ou irrigação de jardim, todos integrados.

Mais que o projeto de uma casa, buscou-se projetar um lugar para se viver plenamente.
