Casa Villaggio / Sacha Zanin

Casa Villaggio / Sacha Zanin

© Marcelo Donadussi© Marcelo Donadussi© Marcelo Donadussi© Marcelo Donadussi+ 41

Erechim, Brasil
  • Arquitetos: Sacha Zanin
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  302
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo Fotografias:  Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Deca, Abalux, Accord, Aluíta, Andreetta, Arteforma, Atlântico, Audioeletro, Beaulieu, Bella, Bem Estar Móveis, Brasgips, Brastelha, Carbometal, Carvalho Acabamentos, Century, Ceusa, Conceptu, Continental, Coral, +11
  • Engenharia:Eng. Paulo Roberto Xavier (estruturas de concreto), Eng. Francisco Luis Volpato (estrutura metálica), Eng. Fernando Luis Tartari Peres (elétrica e automação).
  • Construção:Sacha Zanin Incorporação
Mais informaçõesMenos informações
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa em bairro residencial na cidade de Erechim, situada na região norte do RS a 390km da capital, Porto Alegre.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Com programa enxuto, no intuito de abrigar um casal, o projeto da Casa Villaggio nasceu com condicionantes bem definidos: preservar a topografia e o bosque existente, para ser usufruída como área de lazer e contemplação; privacidade; integração com a natureza; e total acessibilidade, mantendo um único nível, sem escadas.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Sendo assim, a casa principal foi locada em uma cota alta, fora da área de bosque e distante do contato com a rua, em uma posição com declividade na topografia. Já o salão de festas ficou posicionado no lado oposto da casa, tendo o bosque entre eles. O bosque, além de área de estar e contemplação, configura um elemento de privacidade e frescor.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
Cortes
Cortes
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

A solução encontrada foi a utilização de estrutura metálica. A casa é uma grande plataforma acima do solo inclinado, como uma casa na árvore, com braços metálicos que a sustentam pendendo sobre um jardim. Esta escolha estrutural abriu caminho para plasticidade e leveza. Além de propiciar vãos generosos, a estrutura metálica contrasta com alguns elementos como o concreto, a madeira e o vidro.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Com a casa aberta, a sensação é que o espaço interno e externo se fundem, o que amplia ainda mais os ambientes, já que a integração com a natureza é constante.

Planta
Planta

Os telhados são verdadeiros jardins suspensos, configurados em canteiros com folhagens, flores e grama, são uma extensão do pátio. Os benefícios da cobertura vegetada não se restringem ao aspecto estético paisagístico, influenciando na  qualidade térmica e acústica dos ambientes e proporcionando maior tempo de retardo para a absorção das águas pluviais sobre o terreno.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O interessante neste projeto é que o respeito à topografia do terreno e à natureza presente nele foi integrado à tecnologia para o conforto dos moradores. As poucas paredes do projeto são elementos leves, compostas por placas cimentícias, painéis de madeira OSB e gesso acartonado, preenchidas internamente por placas de lã de rocha. A casa também recebeu sistema de automação, com o qual se podem controlar os diversos conjuntos eletrônicos, mesmo à distancia, através de aplicativos de telefonia móvel, acionando iluminação, câmeras de segurança ou sistema de alarme, até mesmo abertura de cortinas e toldos ou irrigação de jardim, todos integrados.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Mais que o projeto de uma casa, buscou-se projetar um lugar para se viver plenamente.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Villaggio / Sacha Zanin" 12 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801232/casa-villaggio-sacha-zanin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.