O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Polônia
  5. KWK PROMES
  6. 2015
  7. A Arca de Konieczny / KWK Promesa

A Arca de Konieczny / KWK Promesa

A Arca de Konieczny / KWK Promesa
A Arca de Konieczny  / KWK Promesa, © Olo Studio
© Olo Studio

© Olo Studio © Olo Studio © Jakub Certowicz Cortesia de Robert Konieczny + 68

© Olo Studio
© Olo Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O maior valor deste terreno é sua bela vista. A ideia era que a casa fosse o quadro que a emoldura. O edifício mais apropriado veio a ser aquele completamente aberto para a paisagem de montanha, vista compartilhada com os interiores.

Esquema
Esquema

Graças ao terreno localizado em uma área isolada, um problema de segurança surgiu. A solução foi "girar" o edifício para que apenas uma de suas esquinas encoste no solo, e o resto está pendurado na colina. Com esta solução, parte do térreo onde estão os quartos foi levado ao nível do primeiro pavimento. Como existem amplas aberturas no projeto, as entradas laterais foram efetivamente fechadas fazendo surgir uma parede de 10 m de comprimento com uma ponte, combinando a função de escada e um fechamento de janelas.

© Jakub Certowicz
© Jakub Certowicz
© Jakub Certowicz
© Jakub Certowicz

A locação da casa em uma encosta foi acompanhada do risco de deslizamento, cada vez mais frequente em montanhas polonesas. Para limitar o movimento do subsolo a casa foi tratada como uma ponte, sob a qual a água da chuva flui naturalmente.

© Jakub Certowicz
© Jakub Certowicz
Planta
Planta
© Jakub Certowicz
© Jakub Certowicz

As realidades da paisagem de montanhas assim como a legislação local exigem uma cobertura em duas águas, fazendo com que a casa assuma a volumetria de um típico celeiro. 

Cortesia de Robert Konieczny
Cortesia de Robert Konieczny
Cortesia de Robert Konieczny
Cortesia de Robert Konieczny

Para dar rigidez ao edifício, as paredes foram tensionadas com os planos da cobertura 'invertida', levemente erguidos do solo. Sua inclinação aumenta a sensação de segurança. Basicamente foi criada uma casa com dois telhados que a protege da água da chuva, e começou a surgir um arca flutuando por sobre a paisagem. Depois de certo tempo, o melhor desenho de jardim surgiu para não atrapalhar esta impressão: a ausência de um. Assim como a melhor cerca seria uma cerca típica de fazenda e a melhor abordagem apenas algumas pedras. Por isso foi isolada a partir do interior, e a estrutura de concreto se tornou uma fachada acabada, evitando detalhes e acabamentos complicados. 

© Olo Studio
© Olo Studio

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "A Arca de Konieczny / KWK Promesa" [Konieczny's Ark / KWK Promes] 14 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801207/a-arca-de-konieczny-kwk-promesa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.