O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Japão
  5. Alphaville Architects
  6. 2014
  7. Residência II em Quioto / Alphaville Architects

Residência II em Quioto / Alphaville Architects

  • 13:00 - 18 Dezembro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência II em Quioto / Alphaville Architects
Residência II em Quioto / Alphaville Architects, © Kei Sugino
© Kei Sugino

© Kei Sugino © Kei Sugino © Kei Sugino © Kei Sugino + 73

© Kei Sugino
© Kei Sugino

Descrição enviada pela equipe de projeto. O sistema de casas de madeira atual, baseado no cálculo de paredes portantes, quase não se encaixa nos lotes alongados de Quioto, a antiga capital do Japão. Enquanto a largura dos lotes foi segmentada para proporcionar mínima luz solar, ventilação e acesso durante um longo período de tempo, a única opção hoje em dia de abrir a fachada é estrutura-la com aço ou com madeira específica. 

© Kei Sugino
© Kei Sugino

O pequeno terreno deste projeto, a oeste do Palácio Imperial, exige uma melhora da conexão espacial em términos de planta e corte. Portanto, optamos pela estrutura de madeira: integrando o corpo estrutural com divisórias de separação, atribuindo às escadas, que compõem o elemento de superfície mínimo de conexão com diferentes níveis, a função de muro de carga, fazendo com que os apoios se tornem um par de elementos de tensão que atravessam a totalidade do edifício, do primeiro ao terceiro pavimento. A medida que estes dois tirantes também servem como colunas de apoio das vigas no extremo de cada placa de piso, seu movimento dentro do espaço tridimensional se reflete na forma da laje. 

Planta Baixa
Planta Baixa

Estes apoios também são significativos, já que são um meio de convidar os carpinteiros à contribuírem nos projetos residenciais de pequena escala, algo que não é habitual em outros projetos similares. Quanto ao baixo orçamento e conveniência, a maioria das casas de pequena escala no Japão utilizam materiais de madeira pré-fabricados localmente. Entretanto, as formas tridimensionais desta casa e o uso de apoios únicos solicitaram o trabalho artesanal dos carpinteiros japoneses. Através do projeto, os arquitetos estão fazendo um esforço para combinar os valores tradicionais do artesanato com as vantagens da tecnologia industrial contemporânea.

© Kei Sugino
© Kei Sugino

Por outro lado, a abordagem principal deste projeto radica no conceito de integrar o espaço público e privado e, além disso, sua gradação tridimensional dentro da casa. Devido ao terreno alongado, a maioria das casas desta antiga trama urbana é isolada apesar dos lotes serem adequados para o respeito a privacidade. Uma forma de resolver este problema é preservar a máxima transparência do espaço interior e a estrutura para conectar a área pública em frente e o pátio privado na parte posterior. As lajes parciais que não bloqueiam a vista  assim como as lajes habituais completas integram exitosamente o público e o privado nesta casa. 

Estrutura em Axonométrica
Estrutura em Axonométrica
Corte Longitudinal
Corte Longitudinal

O espaço composto por somente duas colunas de apoio, pavimentos e aberturas ao sul e norte é uma edificação de três dimensões, feita com estrutura de madeira tradicional. Ela consiste em pavimentos, pilares e abertura para rua e jardim. Tudo isso para propor um protótipo de moradia em estrutura de madeira na cidade de Quioto, onde a trama urbana se divide em estreitos e compridos lotes residenciais.

© Kei Sugino
© Kei Sugino

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Alphaville Architects
Escritório
Cita: "Residência II em Quioto / Alphaville Architects" [New Kyoto Town House 2 / Alphaville Architects] 18 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801197/residencia-ii-em-quioto-alphaville-architects> ISSN 0719-8906