Mirante Utsikten / CODE: arkitektur

Mirante Utsikten / CODE: arkitektur - Imagem 2 de 27Mirante Utsikten / CODE: arkitektur - Imagem 3 de 27Mirante Utsikten / CODE: arkitektur - Imagem 4 de 27Mirante Utsikten / CODE: arkitektur - Imagem 5 de 27Mirante Utsikten / CODE: arkitektur - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: CODE: arkitektur
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  850
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  PV panels, Sunnfjord Betong, Sunnfjord Industri
  • Engenheiro Estrutural: B- Consult
  • Engenharia Estrutural: Dipl.-Ing. Florian Kosche AS
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Mirante Utsikten / CODE: arkitektur - Imagem 6 de 27
© Jiri Havran

Descrição enviada pela equipe de projeto. O local é conhecido como Utsikten (“A vista”) e é um lugar natural para apreciar a paisagem quando se sobe a montanha Gaular ao longo da costa ocidental da Noruega. Para aqueles que fazem a caminha pela montanha, o local oferece uma vista repentina e surpreendente de uma paisagem majestosa. Por outro lado, para os que percorrem desde abaixo, o Utsikten constitui o vértice sempre visível da subida, elevando-se através de uma série de curvas muito fechadas.

Mirante Utsikten / CODE: arkitektur - Imagem 2 de 27
© Jiri Havran

O projeto de CODE em Utsikten é uma plataforma de concreto grande e triangular localizada justo ao lado da rodovia. A plataforma é de 80 cm de espessura, mas parece apoiar-se levemente sobre o terreno com esquinas levantas em forma de alas que se sobressaem ao exterior e para cima. De maneira similar a uma toalha de piquenique, a estrutura é disposta de forma ordenada a fim de criar o entorno adequado para uma refeição. A plataforma de concreto em Utsikten foi desenvolvida para criar um entorno adequado para um descanso no percurso. Os carros sobem por todo o caminho até o mirante e os visitantes podem mover-se entre as esquinas para experimentar a paisagem espetacular a partir de vários ângulos. 

Mirante Utsikten / CODE: arkitektur - Imagem 21 de 27
Planta de Situação

A fim de garantir uma boa implantação para o projeto e explorar as diversas qualidades do terreno, os arquitetos esboçaram o conceito de acordo com a escala do local. Com ajuda de uma grua e cordas, a estrutura foi construída como um modelo de arame em vários ciclos antes de ser finalmente transferida a um modelo 3D e desenhos.

Mirante Utsikten / CODE: arkitektur - Imagem 3 de 27
© Jiri Havran
Mirante Utsikten / CODE: arkitektur - Imagem 8 de 27
© Jiri Havran

O trabalho na construção de concreto se tornou bastante difícil devido à localização da montanha, a geometria complexa e as altas exigências de qualidade. A fim de estarem tão preparados quanto fosse possível, os diferentes atores envolvidos no projeto de construção primeiro participaram de um "ensaio da obra" criando grandes setores da plataforma, objetivando assim a fomentação de experiências comuns e a qualidade para garantir as opções e abordagens propostas.

Mirante Utsikten / CODE: arkitektur - Imagem 15 de 27
© Jiri Havran

A plataforma finalizada aparece como um objeto independente, geométrico e preciso na paisagem. Os materiais e a tecnologia são familiares e robustos, enquanto a forma é majestosa. Com o tempo, o concreto adquirirá vegetação natural e sua cor se aproximará a das ladeiras das montanhas circundantes. As varandas foram feitas com tubos de aço espessos como uma costura visível ao longo das bordas e relevos da plataforma, com redes estendidas semi-transparentes. O concreto inclui superfícies que trituradas e misturadas com areia ou revestidas a fim de acentuar a forma da estrutura e as divisões por áreas. Os cantos levantados contem orifícios e relevos que proporcionam espaços para estar sentado ou permanecer em pé, acesso aos banheiros e saídas ao terreno, que também servem como saída para a água da chuva acumulada na plataforma. Durante o tempo chuvoso, também é possível buscar refúgio sob estas extremidades.

Mirante Utsikten / CODE: arkitektur - Imagem 5 de 27
© Jiri Havran

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mirante Utsikten / CODE: arkitektur" [Utsikten Viewpoint / CODE: arkitektur] 14 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801016/mirante-utsikten-code-arkitektur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.