O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Trienal de Arquitectura de Lisboa: Umwelt em Conferência

Trienal de Arquitectura de Lisboa: Umwelt em Conferência

  • 14:00 - 5 Dezembro, 2016
Trienal de Arquitectura de Lisboa: Umwelt em Conferência
Trienal de Arquitectura de Lisboa: Umwelt em Conferência, Central de Transmisiones - Cerro San Cristóbal, Santiago, Chile - 2014 - UMWELT+ Juan Manuel Sepúlved. Image ©  Felipe Fontecilla
Central de Transmisiones - Cerro San Cristóbal, Santiago, Chile - 2014 - UMWELT+ Juan Manuel Sepúlved. Image © Felipe Fontecilla

Vencedores do Prémio Début 2016 vêm a Lisboa receber a distinção e apresentar o seu trabalho em conferência gratuita
- Ocasião marca a assinatura de protocolo entre a Trienal de Lisboa e Fundação Millennium bcp para edição de 2019.

A Trienal de Arquitectura de Lisboa e a têm o prazer de convidar para a cerimónia de entrega do Prémio Début 2016 aos UMWELT. A dupla de arquitectos chilenos vem a Lisboa receber a distinção e apresentar o seu trabalho numa conferência que terá lugar, na próxima quarta-feira, no Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal. Com entrada gratuita, esta conferência marca o arranque do 3.º e último momento alto de The Form of Form que termina já no próximo dia 12 de Dezembro.

André Tavares, Curador-Geral e membro do júri, referiu “O portfólio de trabalhos já realizados por esta dupla promissora combina obras já construídas com trabalhos de investigação muito relevantes. Não só se encontram laços entre o seu olhar crítico sobre a paisagem e o território, mas também existe uma forte ligação entre o pensamento conceptual e as estratégias de materialização das suas obras, em que o pensamento e o rigor da construção impulsiona a renovação do imaginário formal da arquitectura.” 

Fundado em 2011 por Ignacio Garcia Partarrieu e Arturo Scheidegger, os UMWELT são um atelier de prática e pesquisa de arquitectura e desenho territorial sediado no Chile. Ambos com formação na Universidade Católica daquele país, têm apresentado projectos nos principais eventos de arquitectura como as Bienais de Shenzhen e Hong Kong, Veneza, Santiago assim como na Storefront for Art and Architecture em Nova Iorque. Recentemente, foram também nomeados para o Prémios Iakov Chernikhov (2015) e Emerging MCHAP (2016). Actualmente em exposição no espaço da Liga DF, instituição participante de Efeito Instituto em 2013 com a instalação, La casa de las Máquinas.

A ocasião será ainda marcada pela assinatura pública do protocolo entre a Trienal de Arquitectura de Lisboa e a Fundação Millennium bcp para 2019, documento que reafirma a última como mecenas exclusivo dos três prémios de mais uma edição do grande fórum que colocam Lisboa como palco da Arquitectura mundial.

Para a Trienal de Arquitectura de Lisboa, enquanto organização privada sem fins lucrativos, a renovação da parceria que existe desde a sua 1ª edição (2007) é da máxima relevância. Esta continuidade é sinónimo de um forte reforço da cooperação essencial para o desenvolvimento da sua actividade, constituindo por isso um motivo de grande satisfação. A assinatura do protocolo permite desde já iniciar os preparativos da Trienal de Lisboa 2019, o que permite assegurar a máxima qualidade da sua programação. É também a prova de que a Fundação Millennium bcp continua comprometida em reconhecer o valor da Arquitectura na vida quotidiana dos cidadãos, tratando-a como uma componente fundamental de construção da cidadania e de enriquecimento da vida colectiva.

Sobre a Fundação Millennium bcp Instituída em 1991 pelo Banco Comercial Português, a Fundação surge como reflexo da cultura de responsabilidade social do Banco, o qual desde sempre entendeu assumir, a par da sua atividade específica, um claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere. A atividade da Fundação Millennium bcp, inserida no contexto das políticas de solidariedade social e de mecenato cultural institucional, assume-se como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção. Neste sentido, tem procurado ao longo do tempo concentrar os seus recursos no apoio a instituições e organismos de referência e a projetos que apresentem orientação para o acréscimo de eficácia a longo prazo.

Sobre este autor
Cita: "Trienal de Arquitectura de Lisboa: Umwelt em Conferência" 05 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800850/trienal-de-arquitectura-de-lisboa-umwelt-em-conferencia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.