O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instalações Temporárias
  4. Holanda
  5. Studio Frank Havermans
  6. 2016
  7. Pavilhão Kapkar.SF-P7S / Studio Frank Havermans

Pavilhão Kapkar.SF-P7S / Studio Frank Havermans

  • 11:00 - 5 Dezembro, 2016
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Pavilhão Kapkar.SF-P7S / Studio Frank Havermans
Pavilhão Kapkar.SF-P7S / Studio Frank Havermans, © René de Wit
© René de Wit

© René de Wit © René de Wit © René de Wit © René de Wit + 15

  • Cliente

    Stichting Fabrikaat Nijmegen
  • Construção

    KNØP building system, Mesh Construction Technology, Elst
  • Produção

    Studio Frank Havermans, Koos Schaart expeditions
  • Recursos Financeiros

    Mondriaan Fund, Bouwfonds Cultuurfonds, Município de Nijmegen
  • Mais informações Menos informações
© René de Wit
© René de Wit

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão KAPKAR.SF-P7S foi projetado e construído para um laboratório temporário de construção (BOUWLAB), organizado pela Stichting Fabrikaat. Esta fundação, com sede na cidade de Nijmegen, no leste da Holanda, é especializada na organização de projetos temporários de placemaking. Este verão eles construíram um pequena comunidade na renovada margem do rio, no lado norte da cidade, para chamar atenção para formas alternativas de construir e de viver de uma maneira mais auto-organizada e mostrar isso a um público maior. O cliente pediu que fosse projetado um pavilhão de baixo custo, destinado a programar discussões, fóruns, reuniões, pequenas exposições, palestras e outros eventos culturais para o BOUWLAB. Os desejos específicos eram que o pavilhão tivesse uma aparência marcante, fosse desmontável e transportável para a sua futura localização, projeto "GRID" em Nijmegen, que tivesse espaço para 50 pessoas e que bastante luz natural entrasse no edifício. Outro desejo era que eu colaborasse com a MCT, uma nova empresa que desenvolveu um sistema de construção inteligente chamado KNØP.

© René de Wit
© René de Wit

O terreno do BOUWLAB e do pavilhão se localiza no alto de um novo dique, que foi projetado para possibilitar a construção de um canal novo do rio em Nijmegen, para dar ao rio "De Waal" mais espaço para seu fluxo se o nível se elevar. Para esta grande intervenção de infraestrutura, uma parte do Nijmegen-Norte foi demolida, assim como antigas casas de fazenda.

Maquete
Maquete

A primeira diretriz para a concepção do pavilhão foi uma construção treliçada clássica que sustentou os típicos telhados largos utilizados anteriormente em casas de fazenda e galpões. Neste projeto eu reintroduzo estes tipos de construções em um projeto contemporâneo. Com a diferença de que a estrutura de apoio não é apenas visível de dentro do edifício, mas também do exterior, para que todos a compreendam. Para mim, as estruturas de madeira são um dos pontos marcantes da paisagem agrícola holandesa. Elas são muito facilmente destruídas, e este projeto enfatiza estas construções. Eu projetei a estrutura do edifício para fora dele, mesmo que espacialmente ela torne-se parte do telhado e das próprias fachadas. No interior as treliças são dobradas abertas e tornam-se espaços internos e lugares para três pessoas sentarem.

© René de Wit
© René de Wit

A construção principal consiste em sete pilares de treliça iguais, posicionados paralelamente em três pares. O sétimo é rotacionado 90 graus e funciona como um acabamento construtivo. A base do pavilhão é um piso nivelado em cima do sistema metálico KNØP. Este sistema não é coberto nas laterais para enfatizar a beleza deste engenhoso método construtivo. O topo desta base é coberto com placas Douglas para criar o piso e bancos laterais. As treliças são colocadas na parte mais alta. No interior e exterior, este nível superior é automaticamente usado como bancos pelo público. A "cabeça" do edifício é toda feita de ângulos metálicos e chapas de aço ondulado e dá acesso ao interior.

Maquete
Maquete
Maquete
Maquete

Toda a construção é construída em segmentos e pode ser facilmente desmontada e substituída. O telhado e os espaços entre as vigas são feitos de chapas de metal e pvc onduladas. Um material bonito, mas simples e de baixo custo que tem desaparecido lentamente da paisagem na Holanda. Os pilares recebem um novo revestimento de borracha.

© René de Wit
© René de Wit

Ao combinar nesta construção vários elementos da tipologia clássica das casas de fazenda com materiais simples, de baixo custo, eu criei uma construção híbrida experimental que enfatiza a importância das casas de fazenda e galpões em nossa paisagem cultural, mostrando que esses edifícios podem ser uma constante inspiração para projetar uma arquitetura contemporânea. Este pavilhão se refere ao patrimônio arquitetônico ao mesmo tempo em que oferece uma aparência futurista na paisagem.

© René de Wit
© René de Wit

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Studio Frank Havermans
Escritório
Cita: "Pavilhão Kapkar.SF-P7S / Studio Frank Havermans" [Kapkar Sf.p7s / Studio Frank Havermans] 05 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800807/pavlhao-kapkaf-p7s-studio-frank-havermans> ISSN 0719-8906