O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Panorama Estudio
  6. 2015
  7. Casa Aidar / Panorama Estudio

Casa Aidar / Panorama Estudio

Casa Aidar / Panorama Estudio
Casa Aidar  / Panorama Estudio, © Manuel Ciarlotti
© Manuel Ciarlotti

© Manuel Ciarlotti © Manuel Ciarlotti © Manuel Ciarlotti © Manuel Ciarlotti + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Tigre, Argentina
  • Arquitetos Encarregadosuitetos Encarregados

    Panorama Estudio
  • Área

    800.0 m2
  • Ano do Projeto

    2015
  • Fotografias

© Manuel Ciarlotti
© Manuel Ciarlotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência localiza-se em um bairro suburbano da província de Buenos Aires. O lote de esquina representou o duplo desafio de trabalhar a relação interior e exterior, as grandes visuais, e o isolamento da casa, mantendo a privacidade e intimidade desejada pelos proprietários. Dessa forma, surge como premissa a necessidade de gerar um projeto com uma imagem sólida e maciça do exterior, translúcida e aberta no interior.

© Manuel Ciarlotti
© Manuel Ciarlotti

A organização da casa prevê um térreo "social" e aberto, e um primeiro pavimento "privado" e compacto. Na parte inferior trabalhou-se de forma fluida e desmaterializada de dentro para fora, buscando expandir os limites do interior e exterior a partir dos fechamentos verticais translúcidos e dos espaços contínuos e flexíveis. Os diversos ambientes que a compõem, tanto internos, quanto externos, comunicam-se entre si, o que conforma um único grande espaço. Assim, busca-se desfazer a hierarquia dos usos tradicionais de uma residência. Uma série de pátios descobertos e semi-cobertos articulam estes espaços internos, protegendo-os não só de lugares de expansão externa, mas também melhorando as condições térmicas de isolamento e ventilação de tais ambientes.

Axonométrica
Axonométrica
Axonométrica
Axonométrica

O pavimento superior compacto contempla os ambientes mais privados da casa. Os mesmos organizam-se buscando grandes visuais na parte da frente, e aproveitando ao máximo a luz natural. Todos os cômodos contam com ventilação cruzada e circulação de ar em ao menos duas direções. 

© Manuel Ciarlotti
© Manuel Ciarlotti

As paredes brancas do exterior, trabalhadas como elementos maciços e sólidos, continuam com a busca por potencializar o reflexo da luz natural em todo perímetro da casa. Uma série de tijolos comuns revogados, fechamentos em madeira e ventilações rompem com a noção de um único fechamento, gerando alterações e texturas que aliviam tal imagem.

© Manuel Ciarlotti
© Manuel Ciarlotti

Construtivamente, a casa foi resolvida com estrutura de concreto armado e fechamentos verticais de alvenaria, vidro e madeira. No interior, foram combinados materiais que dão textura e conforto, como pisos de madeira e de concreto, enquanto no exterior trabalhou-se com piso de paralelepípedo de madeira recuperada e pedra.

© Manuel Ciarlotti
© Manuel Ciarlotti

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Panorama Estudio
Escritório
Cita: "Casa Aidar / Panorama Estudio" [Casa Aidar / Panorama Estudio] 06 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800753/casa-aidar-panorama-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.