Residência no Vale Constantia / Metropolis Design

Residência no Vale Constantia / Metropolis Design - Mais Imagens+ 19

Cidade do Cabo, África do Sul
  • Topógrafo: Prodigious - Roelof Delport
  • Engenheiro Estrutural: Sutherland & Associates (Pty)Ltd - Justin Arendse
  • Construtora: HFO Construction - Riaan Louwrens
  • Arquitetos Responsáveis: Jon Jacobson, Mandi Pretorius
  • Cidade: Cidade do Cabo
Mais informaçõesMenos informações
© Wieland Gleich - ARCHIGRAPHY

Introdução

Esta nova residência, localizada em um belo terreno arborizado próximo ao rio, no Vale Constantia, tenta estabelecer uma relação estreita com uma parte relativamente preservada do ambiente natural.

© Wieland Gleich - ARCHIGRAPHY

Terreno e Contexto

O local, subdividido fora de uma propriedade maior, e originalmente contendo gramados e uma quadra de tênis, tem uma inclinação suave para o riacho ao sul, que abriga uma variedade de aves e outras vidas selvagens. O local é cercado inteiramente por árvores altas bem estabelecidas. Como resultado, apesar de estar localizado em uma estrada suburbana relativamente movimentada, o terreno é visualmente isolado, uma "clareira na floresta", oferecendo um conjunto único de oportunidades de transparência e continuidade com seus arredores.

Planta de Situação

Em termos de legislação, a casa foi obrigada a estar afastada 30m do eixo do rio. O local entre casa e riacho foi reabilitado: a quadra de tênis e gramados foram removidos e substituídos por um jardim indígena, acessado por pisos de madeira elevados, fluindo continuamente para a exuberante vegetação ribeirinha.

© Wieland Gleich - ARCHIGRAPHY

Requerimentos

Os clientes, um casal com crianças crescidas, exigem uma casa de 3 dormitórios, uma planta livre para si e para os hóspedes ocasionais.

O projeto focou na simplicidade de estilo de vida, facilidade de uso, no prazer causado pelos materiais naturais bem trabalhados e na experiência do ambiente natural.

© Wieland Gleich - ARCHIGRAPHY

Conceito

A parede verde composta pelas árvores que circundam o local foi vista como o perímetro vivo da casa, com o telhado expressivo como um plano inclinado comprido contínuo que cai com a inclinação do local e remete a copa de uma árvore, sobre um plano de massa livre. A estrutura de piso único abraça o térreo enquanto o uso extensivo de vidros estabelece contato com todo o exterior. A margem da rua é protegida por um muro de concreto maciço, que é projetado para refletir o ruído da estrada desde as áreas de estar.

© Wieland Gleich - ARCHIGRAPHY

Programa e Organização

A residência está disposta linearmente, paralela ao rio no sul, abrindo-se ao sol ao longo de todo o seu comprimento ao norte. A área de estar está posicionada mais perto da estrada de Brommersvlei ao leste, com o dormitório no interior deste local. A residência gira em torno de um carvalho bem estabelecido, que deforma o que poderia ter sido um plano idealizado e estabelece a ideia de uma natureza ressurgente como o elemento primário no local.

© Wieland Gleich - ARCHIGRAPHY

A estrutura de nível único abraça e estabelece contato com o exterior. A borda da rua é protegida por um muro de concreto maciço, que é projetado para proteger as áreas de estar dos ruídos da estrada.

Uma série de pátios, cada um oferecendo uma experiência diferente com distintos graus de exposição solar e proteção contra o vento nas várias épocas do ano, concentram-se em cada agrupamento.

Planta

A entrada, um espaço praticamente quadrado, delimitado por elementos maciços de concreto e pedra, pretende estabelecer uma atmosfera de tranquilidade e silêncio como uma atmosfera que prevalece na residência.

A cozinha e sala de jantar estão abertas inteiramente para um pátio coberto e o salão é delimitado por dois pátios, um com vegetação e um contendo um longo lago natural.

© Wieland Gleich - ARCHIGRAPHY

Toda a fachada sul tem um pátio de madeira estendido, que forma uma interface entre o plano do piso interior e do jardim.

A circulação é estruturada por dois eixos transversais os quais começam e terminam na paisagem e que são delimitados por muros.

© Wieland Gleich - ARCHIGRAPHY

Todos os elementos da parede da residência são isolados do telhado e se estendem para fora na paisagem a fim de encerrar o espaço ao ar livre e esfumaçar a distinção entre o interior e o exterior

© Wieland Gleich - ARCHIGRAPHY

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência no Vale Constantia / Metropolis Design" [House in Constantia Valley / Metropolis Design] 04 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800736/residencia-no-vale-constantia-metropolis-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.